O primeiro feriado de Carnaval com a operação da CCR ViaSul na Freeway registrou tráfego intenso tanto na ida como no retorno do litoral. Mesmo com o elevado número de veículos que passou pela rodovia entre a sexta-feira (1º) e a quarta-feira (6), não houve registro de acidentes com óbito no período. Esse foi, também, o primeiro feriado com a liberação do acostamento para o tráfego de veículos entre Gravataí e Osório.
Da sexta até o meio-dia desta quarta, as equipes da CCR ViaSul atenderam 1.102 ocorrências, sendo que 78% relacionadas a problemas mecânicos. Dos 864 atendimentos desse tipo, 614 foram panes, sendo 539 mecânicas, além de pneu furado e superaquecimento do motor, que representaram 18% e 9% desses atendimentos, respectivamente.
Nesse período, foram registrados 26 acidentes na Freeway, sendo 18 sem vítimas e oito que resultaram em feridos. As equipes de resgate da concessionária realizaram, ainda, 27 atendimentos médicos durante o Carnaval. Além disso, o Centro de Controle Operacional da CCR ViaSul atendeu 2,5 mil ligações por meio do canal de atendimento 0800 000 0290.
O feriado de Carnaval marcou, também, a liberação do uso do acostamento para o tráfego de veículos em uma extensão maior que a já utilizada: do km 74 ao km 1,5, sentido Porto Alegre-litoral, e do km 1,5 ao km 74 no sentido contrário. No total, foram 30 horas de operação, sendo que o recurso foi utilizado por 22 horas na ida às praias e por 8 horas no retorno do feriado (na quarta, a liberação aconteceu do km 1,5 ao km 26). O Gerente de Atendimento e Operações da CCR ViaSul, Fausto Camilotti, considerou a operação bem-sucedida. “A liberação do acostamento entre as regiões de Gravataí e Osório agradou o usuário da Freeway, que teve seu tempo de viagem reduzido à metade. Outro ponto positivo foi a inexistência de incidentes e vítimas graves durante todo Carnaval. Além disso, destacamos o trabalho da PRF que, em conjunto com nossas equipes, participou ativamente de todas as iniciativas envolvendo a operação”, avalia.
A Freeway recebeu tráfego de quase 160 mil entre a sexta e o sábado, sendo 78 mil e 79 mil respectivamente. Outros 160 mil veículos utilizaram a rodovia para retornar à capital e região metropolitana: 40 mil na segunda, 59 mil na terça e 61 mil na quarta.