Domingo, 27 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 17 de outubro de 2022
Entre as curiosidades, no teatro, foram mais de 70 peças, em mais de 70 anos de carreira.
Foto: Globo/DivulgaçãoUma das maiores atrizes da história do Brasil completou, no domingo (16), 93 anos de idade e recebeu o carinho de diversos famosos nas redes sociais. Do cantor Emicida a atriz Regina Casé, passando por Gilberto Gil, colega de Fernandona na Academia Brasileira de Letras, confira quem a homenageou.
Nascida Arlette Pinheiro Monteiro Torres – o “Fernanda Montenegro” é um nome artístico criado por ela-, a atriz teve sua primeira carteira assinada aos 15 anos como redatora, locutora e radioatriz da Rádio MEC. Em 1952 casou-se com o ator Fernando Torres, morto em 2008, com quem teve a atriz Fernanda Torres e o diretor, Cláudio Torres.
Entre as curiosidades, no teatro, foram mais de 70 peças, em mais de 70 anos de carreira. Além disso, ela foi a primeira atriz contratada da antiga TV Tupi no Rio de Janeiro, em 1951.
Fernanda Montenegro estreou na Globo no ano da inauguração da emissora, no teleteatro 4, no Teatro, em 1965.A primeira novela da atriz foi Baila Comigo, de Manoel Carlos, em 1981. A personagem Sílvia Toledo Fernandes foi escrita especialmente para ela. Na Globo, atuou em mais de 30 programas, entre novelas, minisséries e especiais.
Além das curiosidades, separamos cinco filmes para assistir a grande atriz.
Central do Brasil
Trabalho mais aclamado de sua carreira, o longa de Walter Salles rendeu a indicação de Fernanda Montenegro ao Oscar de melhor atriz em 1999, ao lado de nomes como Meryl Streep, Cate Blanchett, Emily Watson e Gwyneth Paltrow, a vencedora. O longa retrata a relação de Dora, sua personagem, e o menino Josué, que perde a mãe e se vê sozinho no Rio de Janeiro. A mulher, que ganha dinheiro escrevendo cartas para analfabetos na Central do Brasil, mas não as envia pelo correio como prometido, se junta ao jovem e vai atrás do endereço que tem do pai dele, desbravando o interior do País.
Belíssima
Os 209 capítulos da novela de Silvio de Abreu lançada em 2005 focam no romance entre Júlia, Glória Pires, e o grego Nikos, Tony Ramos, mas quem rouba a cena em muitos momentos é a vilã Bia Falcão, a rica e arrogante dona da empresa de lingeries Belíssima.
Eles Não Usam Black-Tie
Fernanda Montenegro dá vida a Romana, esposa de Otávio, líder sindical vivido por Gianfrancesco Guarnieri. Os dois são pais de Tião (Carlos Alberto Riccelli) no filme de 1981 adaptado da peça teatral de mesmo nome escrita por Guarnieri, que ganhou impulso graças às greves na região do ABC paulista durante a ditadura militar.
Gilda, Lúcia e o Bode
Continuação do episódio de Amor e Sorte, projeto gravado na pandemia envolvendo atores da mesma família, o especial de Natal lançado em dezembro de 2020 traz a veterana atuando ao lado da filha, Fernanda Montenegro. Elas precisam lidar com o bode que a mãe adquiriu quando estavam confinadas na casa da serra. Com bom humor, retrata a relação entre mãe e filha em um dos mais recentes trabalhos da atriz.
Piedade
No filme, Fernanda Montenegro vive Dona Carminha, mãe do personagem de Irandhir Santos, mas que contracena também com o outro protagonista, Cauã Reymond. O diretor Cláudio Assis sonhava com a presença da atriz no filme, que se passa no litoral de Pernambuco e ainda traz Matheus Nachtergaele e Gabriel Leone no elenco.