O Festival Internacional de Cinema de Santa Barbara, na Califórnia (EUA), realiza anualmente painéis com profissionais envolvidos com filmes indicados ao Oscar, sendo uma plataforma importante para a divulgação e troca de ideias entre os grandes nomes da indústria cinematográfica.
No mais recente anúncio do evento, a organização revelou que Fernanda Torres, por sua atuação no filme “Ainda estou aqui”, e Sebastian Stan, por seu papel em “O aprendiz”, se juntarão aos já confirmados para o painel do próximo sábado (8). Outros nomes importantes no evento incluem Karla Sofía Gascón e Selena Gomez, por “Emilia Pérez”; Harris Dickinson, por “Babygirl”; Ariana Grande, por “Wicked”; Clarence Maclin, por “Sing Sing”; Mikey Madison, por “Anora”; e John Magaro, por “Setembro 5”.
A notícia de que Fernanda participará do evento desperta um grande interesse entre os brasileiros, pois o festival é uma importante vitrine internacional para o cinema, e sua presença será um marco para o reconhecimento do talento da brasileira no cenário mundial.
Além disso, o evento será uma oportunidade para Fernanda divulgar “Ainda estou aqui”, filme dirigido por Walter Salles e indicado duas vezes ao Oscar (Melhor Filme e Melhor Filme Internacional) que a fez conquistar o Globo de Ouro de Melhor Atris de Drama. O longa, que explora temas como superação e resiliência, toca o público ao narrar a história de Eunice Paiva, viúva de ex-deputado federal Rubens Paiva em busca de reconstrução emocional e recomeços ao lado dos filhos.
O evento também ganha atenção devido à participação de Karla Sofía Gascón, atriz espanhola que tem se envolvido recentemente em polêmicas. Karla começou acusando a equipe de Fernanda Torres de ataques de ódio, mas o cenário tomou uma nova virada quando uma série de tweets antigos da atriz foram revelados, nos quais ela atacava minorias e criticava a própria cerimônia do Oscar. Até mesmo Selena Gomez, com quem divide o elenco de “Emilia Pérez”, foi alvo de suas duras críticas nas redes sociais. A situação gerou especulações na imprensa americana sobre a possibilidade de ela não comparecer ao evento, embora ela ainda esteja confirmada.
Em outro painel, no domingo (9), o diretor Walter Salles, conhecido por seu trabalho no aclamado “Central do Brasil”, irá falar sobre seu filme, ao lado de outros cineastas como Gints Zilbalodis, de “Flow”; Jacques Audiard, de “Emilia Pérez”; e Mohammad Rasoulof, de “A semente do fruto sagrado”.
A cerimônia do Oscar está marcada para o dia 2 de março, em Los Angeles.