Sábado, 11 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 10 de outubro de 2024
Principal associação de críticos de cinema dos Estados Unidos, o Critics’ Choice anunciou um prêmio de atuação internacional para Fernanda Torres pelo trabalho em “Ainda Estou Aqui”, novo filme de Walter Salles exibido nos festivais de Veneza e Toronto.
A atuação da atriz, que interpreta Eunice Paiva, vem sendo destaque na mídia internacional desde as primeiras exibições do longa, que faz sua estreia no Brasil na programação da Mostra de Cinema de São Paulo. Publicações como Variety e Hollywood Reporter vêm citando a brasileira como forte aposta para o Oscar 2025.
“Fiquei muito feliz, pois é um prêmio dos críticos latinos, muita gente bacana já ganhou, atores, diretores como Alfonso Cuarón. E nós, brasileiros, às vezes, nos sentimos como o primo estranho da comunidade latina, isolados nesse país continental que é o Brasil, com 200 milhões de falantes de português, cercados pelos hermanos. Era um ano difícil, com atuações muito lindas de outras atrizes, foi uma honra e uma surpresa imensa”, disse a atriz em depoimento ao jornal O Globo. “Estarei no Brasil, na noite da premiação, lançando o filme em São Paulo e no Rio.”
O prêmio será entregue em celebração do cinema e da TV latino-americana realizada no próximo dia 22 de outubro, em Los Angeles, nos Estados Unidos.
O longa é ambientado no Brasil de 1971, e mostra um país em crise e sob o controle cada vez maior da ditadura militar. Baseado nas memórias de Marcelo Rubens Paiva sobre sua mãe, Eunice Paiva, a história verídica acompanha uma mãe de cinco filhos que é obrigada a se reinventar como ativista quando seu marido é sequestrado pela Polícia Militar e desaparece sob sua custódia. Além de Fernanda Torres e Selton Mello, o filme tem participação especial de Fernanda Montenegro.
“Ainda Estou Aqui” chega aos cinemas brasileiros no dia 7 de novembro. O longa foi escolhido para representar o Brasil na corrida pelo Oscar de melhor filme internacional.