No dia seis de dezembro o Sincodiv/Fenabrave- RS realizou Eleições de Diretoria para o triênio 2018 – 2020. Sindicato e Federação são instituições representativas da distribuição de veículos no Rio Grande do Sul e tem como principal objetivo os interesses dos concessionários na sua ampla gama de segmentos que, vai desde as duas rodas, passeio, utilitário, pesados e veículos agrícolas. Pelo viés associativo atua nas relações com governo, outras entidades, montadoras reforçando a importância do setor e desenvolvendo da classe economicamente e profissionalmente, pelo aspecto sindical trabalha com outros sindicatos estreitando os laços e viabilizando acordos nas relações com empregados valorizando os preceitos da Lei.
Este ano, pela terceira vez consecutiva, a chapa liderada pelo então presidente Fernando Esbroglio foi lançada em nova candidatura sem oposição da categoria. Fernando, um apaixonado por veículos iniciou no ramo automotivo na década de 70 e nos anos 90 iniciou a sociedade na Fox Veículos, distribuidor Mitsubishi, com casas na capital Porto Alegre. Em 2012 assumiu a presidência do Sincodiv/Fenabrave-RS, como diretor geral da Fenabrave –RS manteve o foco na capacitação da rede oferecendo por todo o Estado treinamentos para as mais diversas áreas do conhecimento nos setores das concessionárias. Participou ativamente dos movimentos políticos da cadeia automotiva, estando por diversas vezes em Brasília reforçando com a Fenabrave Nacional a importância da distribuição de veículos. Como presidente do Sincodiv-RS reuniu pleitos em ações significativas para a melhoria do setor e desenvolveu grupos de trabalho dentro da entidade como o Grupo de RH, além de reunir uma equipe voltada e especializada nas questões jurídicas e com a liderança do experiente diretor-executivo, Eurico Spengler.
Esbroglio, nas suas gestões pode acompanhar a diversidade na Distribuição de Veículos e desenvolver um trabalho de valor para a rede.
“Iniciamos em 2012 com um mercado em alta, com números recorde em vendas, o desafio na ocasião era o melhor aproveitamento do momento sem perder o cuidado na administração. Em 2014 iniciamos um momento de recessão quando o mercado caiu paulatinamente até agora e o trabalho precisava ter um foco assertivo na manutenção dos negócios e ao estímulo ao líder e ao colaborador que precisariam se motivar e se modificar frente as mudanças de mercado”, lembra Esbroglio.
Uma nova gestão se iniciará em 2018 e as lideranças escolhidas para compor a nova diretoria e trabalhar os próximos três anos já estão com metas definidas.
“Avaliamos o mercado não como uma crise, mas como um processo de mudança no funcionamento dos negócios. Seguimos uma tendência americana de modelo de vendas e sabemos que este formato ainda vai se modificar ao longo do tempo, estaremos trabalhando para manter a rede saudável e atenta as novas regras para que o mercado se fortaleça e possamos manter nossa importância no desenvolvimento da economia do nosso país”, acrescenta Esbroglio.