Quinta-feira, 16 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 4 de agosto de 2015
Quem assistiu a um dos filmes “Missão Impossível” certamente irá lembrar das mensagens que se autodestroem após serem lidas pelos espiões. Da ficção para a realidade, parece que desenvolvedores buscaram inspiração no cinema para a criação de um serviço que permite controlar o tempo que uma mensagem enviada por e-mail permanecerá na caixa de entrada.
Para usar o recurso de autodestruição de mensagens é preciso ter o navegador Google Chrome instalado e adicionar a extensão chamada Dmail. Após a instalação, é recomendável reiniciar o navegador para que o recurso seja ativado. O controle da extensão será exibido próximo ao botão enviar – é opcional o seu uso conforme a preferência do remetente. Antes de enviar a mensagem, é possível escolher entre uma hora, um dia ou uma semana o tempo que o conteúdo permanecerá disponível para leitura.
O Dmail também permite que o autor da mensagem possa solicitar a sua destruição a qualquer momento, mesmo que ela tenha recebido uma configuração de tempo antes do seu envio.
A mensagem é criptografada para aumentar a segurança das informações, mas vale salientar que mesmo após a mensagem ter o seu conteúdo removido, o e-mail permanecerá na caixa de entrada do destinatário.
Embora a extensão pareça promissora, ela não impede que seja feita a captura da tela enquanto estiver sendo visualizada. Por enquanto, o serviço é gratuito e está em fase de testes, mas, de acordo com o site do desenvolvedor, em breve, serão oferecidas modalidades de assinaturas para usuários em geral e empresas. (AG)