Quarta-feira, 05 de fevereiro de 2025
Por Redação O Sul | 12 de outubro de 2023
Em nova ofensiva contra o furto e receptação em Porto Alegre, a Operação “Ferros-Velhos” percorreu nesta semana uma série de estabelecimentos do ramo que permanecem abertos durante as noites e madrugadas. Os alvos foram endereços nos bairros Floresta (Zona Norte) e Cristal (Sul), a fim de verificar eventual comércio de materiais sem procedência comprovada, além de irregularidades administrativas.
Ao menos três locais foram notificados sobre a obrigatoriedade de instalação de sistema de videomonitoramento. Trata-se de uma obrigação prevista desde o final de setembro, por meio de lei municipal.
A força-tarefa foi deflagrada em julho do ano passado, sob coordenação da Secretaria Municipal de Segurança (SMSeg) e com a participação da Brigada Militar e Polícia Civil. Também atuam agentes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) e de empresas fornecedoras de sinal de telefonia e energia elétrica – os fios e cabos estão entre os itens mais visados pelos criminosos.
“Permanecemos mobilizados na identificação de irregularidades e orientação dos empresários do setor”, ressalta o secretário-adjunto de Segurança da capital gaúcha, Comissário Zottis. “Também está sendo intensificado o patrulhamento preventivo no entorno desses estabelecimentos.”
Em um ano e três meses de atividade, a operação resultou em uma série de prisões, bem como apreensões de materiais furtados, interdições e autuações de ferros-velhos.
Qualquer cidadão pode colaborar para o trabalho de fiscalização desse e de outros tipos de delitos, delatando ações suspeitas. Para isso, estão disponíveis os telefones 153 e 156, além do aplicativo “156+POA”. Os serviços são gratuitos, funcionam 24 horas por dia e garantem o sigilo e anonimato.
Estatísticas
Comparado ao período de julho a dezembro de 2022, o desempenho da Operação Ferros-Velhos no primeiro semestre deste ano mostra um aumento de 67% nas interdições de estabelecimentos por irregularidades. Foram 17 fechamentos no intervalo anterior, contra 28 nos seis meses seguintes.
O número de autuações também subiu, passando de 15 para 50 – uma alta de 233%. Da mesma forma, houve aumento de 52% nas notificações.
Somente neste ano, a Operação Ferros-Velhos recuperou 644 quilos de fios furtados, 14 luminárias tiradas das ruas de Porto Alegre, uma placa de trânsito e peças de contêineres do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU). As ações foram intensificadas em março, por causa de um pico no furtos de cabos de cobre.
“Além da redução dos indicadores de criminalidade, a operação objetiva a regularização do setor”, salienta a prefeitura. “As sanções administrativas são acompanhadas de uma série de orientações para que os empreendedores possam voltar a operar dentro das regras impostas pelo município.”
(Marcello Campos)