Sábado, 28 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 22 de março de 2016
A Festa Nacional da Uva 2016 entra para a história como a maior dos 85 anos de evento. O público da 31ª edição, realizada entre 18 de fevereiro e seis de março, foi de 941.622 pessoas, superando em 2,51% o da edição de 2014. O relatório com os números finais, apresentado na manhã desta terça-feira (22), aponta também lucro recorde de R$ 2.209.793,00, um crescimento de 550,52% em relação à Festa de 2014. Os recordes na captação de patrocinadores e na venda antecipada de espaços a expositores, aliados à diversidade e à qualidade das atrações culturais e artísticas oferecidas no evento, são apontados pelo presidente da Festa da Uva 2016, Edson Nespolo, como principais motivadores dos bons resultados.
O Índice de Geral de Satisfação do Público nesta 31ª edição alcançou 95,1%, segundo pesquisa realizada pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Entre os itens mais elogiados, de acordo com a pesquisa, estão a ambientação/decoração e a receptividade oferecidas no Parque de Exposições. A reforma na estrutura do Parque e seu entorno, a renovação de atrações, a exemplo do inédito Museu do Videogame e da Cidade de Rolhas, e a ampliação da grade de shows nacionais também foram fatores de destaque. Vale ressaltar que as obras, como a nova rótula Valter Gomes Pinto, que facilitou o acesso ao Parque, os novos banheiros e a Casa da Brigada Militar ficam de legado para as próximas festas. “Nós conseguimos superar dificuldades em um momento de forte recessão econômica e manter a tradição da Festa, de crescer a cada edição, beneficiando a cidade e a região e servindo de inspiração para o resto do Brasil”, comemora Nespolo. Ele agradeceu, emocionado, a todos integrantes da Comissão Comunitária da Festa, bem como aos patrocinadores, apoiadores, expositores, equipes de assessoria e serviços e, principalmente, ao público e à comunidade caxiense.
O levantamento total do público considera os visitantes do Parque de Exposições, a plateia dos sete desfiles realizados na Rua Plácido de Castro, os participantes das provas da Olimpíada Colonial e das provas do Calendário Esportivo da Festa e os eventos paralelos, como o concurso de escola da rainha e das princesas. A beleza, a simpatia e a disposição da rainha Rafaelle Galiotto Furlan e das princesas Laura Denardi Fritz e Patrícia Piccoli Zanrosso, aliás, foram importantes atributos para a divulgação e o sucesso do evento. O portão de embarque e desembarque de turistas no Parque de Exposições registrou fluxo de 33.746 turistas, oriundos de várias regiões do Brasil. Foram recepcionados 1.180 ônibus.
A mudança do local dos desfiles da Rua Sinimbu, no Centro, para a Rua Plácido de Castro, no bairro Exposição, suscitou polêmica quando anunciado, então amenizada pelo sucesso dos sete espetáculos – apenas um foi cancelado em função do mau tempo. Uma média de 20 mil pessoas aplaudiu de pé cada desfile, e pediu bis. Eventos paralelos, tais como o Calendário Esportivo da Festa da Uva 2016 e a Olimpíada Colonial, mobilizaram ainda mais a comunidade em torno do evento, inspirado neste ano no sugestivo tema “Imagens e Horizontes”. A Festa da Uva 2016 se encerra imortalizando imagens e apontando novos horizontes.