Ícone do site Jornal O Sul

Festa da Uva movimenta a economia regional

A população deverá apresentar, na entrada dos pavilhões, o comprovante vacinal e um documento com foto. (Foto: Divulgação)

 

A Festa Nacional da Uva, além de colorir e alegrar Caxias do Sul, também movimenta a economia da cidade e da Serra Gaúcha. Em um momento de crise, com dados que indicam queda de 18,7% na economia caxiense em 2015 (balanço recente divulgado pela CIC Caxias), a Festa demonstra a força da tradição, sendo que no evento, em 2014, o público cresceu 18% em relação a 2012.

De acordo com o presidente da Festa Nacional da Uva 2016, Edson Nespolo, o evento movimenta mais de R$ 200 milhões em Caxias do Sul e na Serra gaúcha. “A Festa impulsiona setores como o turismo e o de serviços, e aumenta a autoestima da cidade em um momento em que Caxias do Sul passa por dificuldades, principalmente no setor metal-mecânico. É uma demonstração de força, uma engrenagem que estimula o crescimento do município. Os hotéis ficam lotados e os restaurantes também”, observa.

A força do evento é histórica, já que a Festa da Uva surgiu em 1931, ano em que o mundo enfrentava a quebra da Bolsa de Valores de Nova York. À época, a região serrana também sentiu os reflexos das oscilações na economia e, mesmo assim, produtores rurais e empresários apostaram na realização de uma Feira Agroindustrial, que enfrentou as adversidades e cresce a cada edição. Para  Nespolo, apesar do momento delicado, a Festa consegue dar uma resposta positiva à cidade. “A Festa da Uva gera cerca de dois mil empregos temporários. São funcionários terceirizados que atuam na montagem dos estandes, na segurança do Parque de Exposições, na limpeza e também na recepção dos visitantes e nos próprios estandes. Também há contratação para trabalhar nas bilheterias e no estacionamento, e ainda durante os shows”, ressalta.

A expectativa para este ano é positiva, afinal o potencial da Festa é expressivo, sendo que os 460 espaços comerciais foram todos vendidos semanas antes do prazo, gerando, inclusive, lista de espera. A venda gerou lucro de mais de R$ 3 milhões para a Festa. Além disso, o número de patrocinadores também cresceu em mais de 20% nesta edição.

Sair da versão mobile