Ícone do site Jornal O Sul

Festa de lançamento da 245ª Feira do Peixe de Porto Alegre ocorre neste domingo

Na programação, uma celebração em homenagem aos pescadores, feira de quitutes e artesanato local. (Foto: Cesar Lopes/PMPA)

A 245ª edição da Feira do Peixe de Porto Alegre será lançada neste domingo (6) com uma grande festa na Ilha da Pintada. A programação, que começa a partir das 10h, acontecerá na Colônia de Pescadores Z-5, localizada na rua Nossa Senhora da Boa Viagem, 1.916. O evento promete atrair moradores e turistas com uma celebração em homenagem aos pescadores locais, além de uma feira de quitutes e artesanato, um desfile para escolher a corte infantojuvenil da feira e diversas atrações musicais ao longo do dia.

Um dos destaques da programação será o tradicional almoço, que começa às 12h15, com a famosa tainha assada na taquara, acompanhada de diversos pratos típicos da culinária regional. A participação no almoço será por adesão, oferecendo uma experiência gastronômica única para quem deseja aproveitar a culinária típica da Ilha da Pintada.

Para facilitar o acesso ao local, os organizadores disponibilizarão um barco com saída do Gasômetro às 11h, permitindo que o público chegue com comodidade até a Ilha. Alternativamente, também é possível utilizar a linha de ônibus 718, que parte do terminal situado junto ao Centro Popular de Compras, garantindo fácil acesso para quem opta pelo transporte terrestre.

A Feira do Peixe, no entanto, se estende além da festa de lançamento. De 14 a 18 de abril, o evento ocupará o Largo Jornalista Glênio Peres, no Centro Histórico de Porto Alegre, onde serão comercializados produtos típicos da pesca local e da culinária regional.

Organizada pela Secretaria Municipal de Governança Cidadã e Desenvolvimento Rural, em parceria com o Orçamento Participativo, a Colônia de Pescadores Z-5 e a Associação dos Pescadores e Piscicultores do Extremo-Sul, a Feira do Peixe se consolidou como uma tradição no calendário cultural e gastronômico da cidade, celebrando a cultura pesqueira e as riquezas da gastronomia local.

Sair da versão mobile