A Festa do Figo chega a sua 43ª edição em Nova Petrópolis, esperando este ano receber cerca de 15 mil visitantes. Será dias 30 e 31 de janeiro, às margens da RS 235, na linha Brasil, rodovia que liga Nova Petrópolis à Gramado. Entre as atrações da Festa, a apresentação de grupos de danças folclóricas e diversas bandas, além da apresentação de CTGs, divididos em dois palcos, um interno e um externo. Um almoço para os 200 expositores também está programado, além de exposição de figos e outros produtos agrícolas da região, máquinas e implementos e feira de frutas, produtos agroindustriais e artesanato, além da rica gastronomia típica e o chop, produzido localmente.
Hoje, a região conta com 70 produtores de figos, espelhados por 40 hectares, sendo que outros 8 hectares estão sendo preparados para entrar em produção, representando uma produção de mais de 400 toneladas/ano. Hoje, as espécies produzidas são o figo roxo, o negrito e o pingo de mel, estas duas últimas mais raras e por isso mesmo diferenciam a região, “uma das poucas do País a produzir estas espécies”, como atesta o secretário de Agricultura e Meio-Ambiente do município, André Dall’Agnol.
A Festa do Figo é promovida pelas comunidades das linhas Brasil e Araripe, em anos alternados. As soberanas também são escolhidas pela localidade promotora. Nesta edição, pela linha Brasil, representam o evento a rainha Ângela Fuhr e as princesas Karin Arend e Ellen Diniz, que vestem trajes de camponesas nas cores verde e roxo, em diferentes tonalidades que lembram o figo in natura. Tanto as soberanas quanto o secretário André Dall’Agnol estão entusiasmados com as perspectivas para mais esta edição, que tem como diferencial a entrada e o estacionamento gratuitos. Uma premiação aos expositores também ganha destaque na Festa do Figo, tradição no calendário da serra gaúcha. O patrocínio é da Prefeitura do município, ao lado de outros parceiros comerciais.