Os moradores de Porto Alegre e arredores têm uma alternativa de passeio neste e no próximo final de semana: a 31 Festa do Pêssego e 26 Festa Estadual. Evento tradicional da cidade, a edição de 2015 conta com dez bancas com frutas, flores, produtos da agroindústria familiar, artesanato, além da praça de alimentação.
Na abertura oficial, realizada na tarde desse sábado, o vice-prefeito da capital gaúcha, Sebastião Melo, destacou a importância da volta da delimitação da zona rural no Plano Diretor. “A lei sancionada recentemente é fundamental na preservação do meio ambiente e possibilitará um avanço nas políticas que fomentam o setor agrícola de nossa cidade”, afirmou. O presidente do Sindicato Rural de Porto Alegre, Cleber Vieira, lembrou que Porto Alegre preserva 32% do bioma da mata atlântica e que a nova legislação garantirá sua manutenção. “O estímulo ao setor agrícola permitirá a sobrevivência da atividade que é exercida por 800 produtores”, projetou.
Ildemar José Piber é um exemplo de persistência em um setor que enfrenta diversidades. Desde jovem, se dedica ao plantio de frutas em uma propriedade de 10 hectares. “Este ano enfrentamos problemas com o clima, mas estamos vendendo bem”, comemorou. O evento, que conta também com atrações artísticas e culturais, prossegue neste domingo e no próximo final de semana, das 9h às 20h, no Centro de Eventos Vereador Ervino Besson, localizado na avenida João Salomoni, n 1.340.