A celebrada atriz francesa Catherine Deneuve estampa o cartaz da 76ª edição do Festival de Cinema de Cannes. O cartaz em preto e branco do grande evento mundial do cinema na Côte d’Azur, que este ano será realizado entre 16 e 27 de maio, mostra Deneuve perto da praia de Sain-Tropez, durante as filmagens de “A Chamada do Amor”, de Alain Cavalier, lançado em 1968.
“Há 60 anos, a máxima estrela francesa nunca parou de filmar, de se reinventar, de experimentar, de se atrever em papéis fora de seu registro habitual ou [atuar em] filmes de estreia”, destacaram o s organizadores da mostra.
Deneuve tem uma longa história com Cannes. Foi vice-presidente do júri em 1994, ao lado de Clint Eastwood, e ganhou uma Palma Honorária em 2005, três anos antes de ser agraciada com um prêmio especial pelo conjunto da obra.
A 76.ª edição de Cannes ainda deve anunciar a composição do júri, que será presidido pelo sueco Ruben Östlund, Palma de Ouro em 2022 com o filme “Triângulo da Tristeza”.
Programação
O filme de encerramento da mostra, a animação da Pixar “Elemental”, fará sua pré-estreia mundial em 27 de maio, fora da mostra competitiva, antes de estrear nos cinemas em 16 de junho nos Estados Unidos.
A história, do diretor Peter Sohn, trata da amizade entre uma moça “intrépida e espirituosa, de personalidade forte” e “um rapaz sentimental, divertido e de bom humor”, na Cidade Elemental, onde fogo, água, terra e ar convivem.
O romance de época “Jeanne du Barry”, da atriz e diretora francesa Maïwenn e estrelado por Johnny Depp em sua primeira aparição na tela grande em três anos, abrirá o festival em 16 de maio.
Brasileiros
O Brasil está presente entre os concorrentes a Palma de Ouro em Cannes. “Firebrand”, novo filme do diretor cearense Karim Aïnouz, está presente na Seleção Oficial e com isso, o filme que marca a estreia de Karim no mercado internacional, está na disputa pela Palma de Ouro. Estrelado por Alicia Vikander e Jude Law, o longa retrata o curto casamento entre o notório rei inglês Henrique VIII e sua sexta e última noiva, Catherine Parr.
“A Flor do Buriti”, filme dirigido pela brasileira Renée Nader Messora e pelo português João Salaviza, foi selecionado para a mostra “Un Certain Regard”. A dupla participou da mesma mostra em 2019, com “Chuva é Cantoria na Aldeia dos Mortos”, que ganhou o Prêmio Especial do Júri.
“Retratos Fantasmas”, novo filme de Kleber Mendonça Filho, terá sua grande estreia no festival. O longa será exibido em uma Sessão Especial, fora da competição do evento francês. Este será o quarto filme de Kleber presente em Cannes.