Segunda-feira, 28 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 21 de abril de 2023
A pecuária está entre as atividades econômicas mais importantes do Rio Grande do Sul.
Foto: DivulgaçãoNeste sábado (22), o Parque Harmonia, em Porto Alegre, recebe o Expochurrasco 2023. O festival pretende unir todo o ecossistema que envolve o churrasco, desde a fazenda até a mesa dos gaúchos. Das 12h às 19h, serão apresentadas toda a gastronomia, entretenimento, tecnologia e sustentabilidade que o universo da carne tem a oferecer.
A estrutura no local inclui espaços abertos para shows, feiras e exposições e outras atividades ao ar livre. Além de churrasco, o encontro contará com atrações nacionais confirmadas como Michel Teló, Bia Socek e a gauchinha Luiza Barbosa. Em relação à sustentabilidade, o Expochurrasco irá doar 500 quilos de carne à Secretaria de Desenvolvimento Social para serem distribuídos entre 11 entidades parceiras que atuam nas áreas da infância, segurança alimentar, proteção a mulheres vítimas de violência e idosos. Outro plano é o fomento à reciclagem com pontos de coleta e o controle das emissões de carbono.
O evento é realizado pela Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac) e a Associação Gaúcha de Churrasqueiros e Chefs (AGCC), com apoio da Prefeitura de Porto Alegre. As organizações desejam marcar o calendário anual de festividades do Brasil promovendo um dos maiores festivais de churrasco ao Sul do país. A pecuária está entre as atividades econômicas mais importantes do Rio Grande do Sul e o potencial de construir laços através da carne foi observado pelas instituições.
As sete horas de degustação nas 40 estações de carne tem como objetivo valorizar a cadeia do gado. Reunindo as associações brasileiras, a Febrac trouxe o Expochurrasco para o território gaúcho. O presidente da entidade, João Francisco Wolf, reconhece Porto Alegre como a capital mundial do churrasco e, assim, resolveu envolver a instituição. “A expectativa para a cidade é enorme. Através do evento, a força das associações poderá ser reconhecida quando elas forem vender seus produtos. A harmonização do churrasco é um ponto essencial para este meio”, explica.
De acordo com o presidente, associações engajadas no mundo da carne podem exaltar a qualidade bovina, ovina e suína, bem como os assadores presentes no festival. Devido a isso, estarão presentes startups e foodtechs com novas ideias e inovações para aumentar a eficiência do segmento da proteína animal. Além das atrações, mais de 50 profissionais, referência em nove estados brasileiros, estarão presentes.
Wolf garante que o Expochurrasco proporciona uma experiência sensorial única e convida o público gaúcho amante da carne a participar. Segundo ele, os convites estão acabando e a dica é correr para adquirir. Para mais informações e compra de ingressos, acesse o site www.expochurrasco.com.br.