O programa nacional do PSDB, que irá ao ar na noite dessa segunda-feira, faz duras críticas ao PT e à presidenta Dilma Rousseff. Em um dos trechos mais fortes, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso diz que a governante está pagando pela herança maldita deixada pelo antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva.
FHC afirma que a economia vai muito mal, e a presidenta é refém de uma base de sustentação no Congresso que, a cada dia, é mais do tipo toma lá dá cá. A expressão herança maldita foi cunhada por petistas que falavam que Lula recebeu das mãos do tucano um País cheio de problemas em 2003, como a inflação alta e o baixo crescimento. Foi a primeira vez que FHC usou a mesma frase para se referir ao ex-líder petista.
Na propaganda, o tucano também falou que o PT, que prometia o céu ao povo, agora oferece o inferno da crise e do desemprego. “Está na hora de a presidenta ter grandeza e pensar no que é melhor ao Brasil, e não para o PT.”
Ultimamente, o tucano tem subido o tom contra Dilma. Em agosto, ele usou o Facebook para sugerir a renúncia da mandatária, que classificou como um gesto de grandeza. A declaração foi feita um dia após chefes de seu partido terem participado de protestos, que levaram milhares de pessoas às ruas em diversas cidades brasileiras.
ABSOLVIÇÃO
“Dilma está agora em Nova York, nos Estados Unidos, com o papa. Que ele a absolva”, ironizou FHC ao falar para empresários e políticos em Montevidéu, no Uruguai. Apesar da brincadeira com a governante, ele voltou a declarar que Dilma, em sua opinião, não está envolvida em casos de irregularidade.
FHC afirmou que ela deve ter tentado frear o esquema, mas não conseguiu. “Não é corrupção, mas financiamento de hegemonia. Existe a ideia de que só eu sou bom, então farei tudo para manter o poder”, explicou o ex-líder do País. (Folhapress e AE)