Sexta-feira, 25 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 24 de abril de 2025
Fiéis que passaram horas na fila para se despedir do Papa Francisco, morto na segunda-feira (21), estão sendo criticados em redes sociais por um comportamento que vem se se repetindo desde que a visitação público ao caixão com o corpo do pontífice foi aberta. Eles estão parando diante do ataúde na Basílica de São Pedro, na Cidade do Vaticano, e tirando selfies.
Autoridades da Santa Sé divulgaram fotos do corpo de Francisco deitado em vestes vermelhas enquanto segurava um rosário e não proibiram fotos públicas. Mas os guardas da igreja pararam alguns fiéis por causa de comportamento inapropriado com os seus celulares.
“Fiquei muito emocionada ao chegar tão perto do Papa Francisco, mas foi horrível ver tantas pessoas tirando fotos”, disse Catherine Gilsenan, de 59 anos. A inglesa foi se despedir do Papa juntamente com o marido. “Cerca de metade das pessoas perto de nós queria prestar homenagem no caixão, mas a outra metade estava tirando fotos. Guardamos nossos celulares com muita firmeza nos bolsos e jamais sonharíamos em fazer algo tão desagradável. As pessoas foram instruídas a não usar paus de selfie, mas muitas ignoraram o aviso”, acrescentou ela.
“Foi triste ver um comportamento tão desrespeitoso”, declarou Martin, o marido de Catherine.
“Tirar selfies é uma praga. Selfies devem são feitas em tudo, até mesmo na hora de se despedir do falecido Papa. É hora de algumas normas de comportamento emergirem na sociedade”, protestou um usuário do X.
Primeiro papa
Francisco foi o primeiro papa a aparecer numa selfie. O episódio ocorreu cerca de cinco meses após o início do papado, em 13 de março de 2013, quando um grupo se aproximou de Francisco durante audiência privada na Basílica de São Pedro. Para o momento marcante, bastou um garoto de 15 anos perguntar de modo informal “você pode tirar uma foto com a gente?”, Francisco aceitou de bom grado.
Ele se aproximou dos rostos de Riccardo Aguiari, Martina Boiardi e Guglielmo Nicoli — todos da Paróquia de Fiorenzuola, na Itália — e sorriu.
Em outro momento em outubro de 2023, foi o próprio Francisco quem fez a selfie. As informações são do jornal Extra.