Quinta-feira, 26 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 20 de julho de 2015
A eleição para escolher o sucessor de Joseph Blatter na presidência da Fifa será realizada no dia 26 de fevereiro de 2016. A decisão foi anunciada nesta segunda-feira (20) pelo Comitê Executivo da entidade, que se reuniu em Zurique, na Suíça, para discutir o assunto.
Blatter anunciou no dia 2 de junho a renúncia do cargo para o qual havia sido reeleito quatro dias antes. No posto desde 1998, ele decidiu deixar a presidência em meio ao escândalo que levou à prisão de sete cartolas em Zurique durante o congresso que o reelegeu. O dirigente fica no comando da entidade até a próxima eleição.
Formado por 27 membros, o Comitê Executivo, colegiado máximo da Fifa, foi convocado em caráter extraordinário para organizar o processo eleitoral. O presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Marco Polo Del Nero, membro do órgão, não compareceu.
Del Nero evita deixar o Brasil desde que abandonou o congresso da Fifa em maio, após a prisão de sete cartolas em Zurique, entre eles o seu antecessor, José Maria Marin. A postura do cartola da CBF tem causado perplexidade entre os colegas na Suíça. Enquanto o atual presidente falta às reuniões da Fifa, o seu antecessor segue preso em Zurique à espera do processo de extradição para os Estados Unidos. (Folhapress)