Quarta-feira, 25 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 19 de junho de 2022
Um dos filhos do ator Ramón Valdés (1923-1988) está lançando um livro com a promessa da exposição de segredos sobre a vida e a morte trágica de seu pai, intérprete do lendário Seu Madruga no seriado “Chaves”. Ele fez 68 episódios da série e participou de outros de “Chapolin”, “Chespirito” e “Dr. Chapatin”, todas criadas por Roberto Bolaños.
Em entrevista recente ao programa de TV mexicano Ventaneando, Esteban Valdés falou sobre o conteúdo de sua obra.
Valdés disse sobre a publicação: “O livro é focado na vida do meu pai, na minha mãe e nos meus irmãos. Eu obviamente vou lá atrás, nos anos 1800, falando sobre meus bisavós, os avós do meu papai”.
Segundo o filho do intérprete do Seu Madruga, a obra investe pesado na infância de seu pai. Nascido na Cidade do México, ele se mudou ainda pequeno com os pais para Ciudad Juárez.
“Ciudad Juárez o impactou de maneira impressionante”, disse Esteban Valdés. “Um dos capítulos é focado em Ciudad Juárez e sua influência no jeito dele falar, nos seus hábitos e em suas palavras. Está tudo lá, inclusive o cigarro, que infelizmente afetou seu corpo”.
Ramón Valdés morreu em 9 de agosto de 1988, aos 64 anos. Ele foi vítima de um câncer que teve início em seus pulmões e acabou se espalhando pelo estômago e sua medula.
Em 2010, o jornalista Pablo Kaschner publicou um livro em sua homenagem: “Seu Madruga – vila e obra”.
O livro reúne curiosidades e as principais frases e diálogos de Seu Madruga. Afinal, são dele as frases que fãs repercutem até hoje, como “a vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena”.