O bicampeão mundial de surfe Filipe Toledo está de volta aos mares. Filipe ficou de fora do Circuito Mundial durante o primeiro semestre de 2024 para cuidar da saúde mental e focou em sua preparação para os Jogos Olímpicos de Paris.
No domingo (28), o brasileiro vivenciou um momento épico nas ondas de Teahupoo, no Taiti. Competindo na repescagem eliminatória do segundo round dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, Filipe superou o neozelandês Billy Stairmand com um incrível tubo que lhe valeu a nota de 9.67. No somatório final, o brasileiro ficou com 17.00 pontos e se junta aos outros cinco representantes do país nas oitavas de final do surfe.
A bateria começou com poucas ondas e os adversários se estudando e tentando achar a primeira descida. Somente depois de quase 17 minutos, Filipe Toledo apresentou suas credenciais. Em um bonito tubo, em que desacelerou para ficar mais tempo dentro dele, o brasileiro fez a nota de 7.33.
Logo depois, o seu oponente também desceu uma bela onda, que lhe valeu 8.17. Toledo ainda pegou mais uma onda antes de entrar em um dos melhores tubos de sua vida, em Teahupoo. A vibração ao sair era uma mistura de êxtase e desabafo.
“Foi legal! Acho que aquela sensação de, cara, peguei um tubo muito bom, uma onda que eu precisava fazer, eu fiz, muito difícil. Enfim, valeu a vitória para mim. Eu consegui essa vitória com um tubo daquele, então tem que comemorar mesmo”, descreveu Filipe.
“É aquela coisa, quanto mais a gente surfa aqui, mais a gente fica confiante. E é o que tem acontecido. Então, feliz demais. E agora esperar o próximo round e o que vier, a gente tá preparado”, completou.