Ícone do site Jornal O Sul

Filme de Pedro Almodóvar discute amizade e morte

Longa é estrelado por Julianne Moore e Tilda Swinton. (Foto: Divulgação)

“O Quarto ao Lado”, mais recente filme de Pedro Almodóvar, já pode ser visto no streaming: o longa está disponível no catálogo da plataforma Netflix.

O filme parte do reencontro de Martha (Tilda Swinton), uma jornalista de guerra em estágio terminal de câncer, e Ingrid (Julianne Moore), uma escritora que transforma suas experiências em ficção. Amigas no passado, elas se aproximam novamente quando Ingrid fica sabendo da doença da amiga de longa data e decide ir ao hospital.

As duas resgatam um vínculo forte o bastante para que Martha compartilhe a relação difícil que mantém com a própria filha e faça um pedido inusitado e difícil à amiga: ela deseja que Ingrid esteja no quarto ao lado do seu no momento em que tomará uma pílula para encerrar seu sofrimento.

“O Quarto ao Lado” foi o grande vencedor do Festival de Veneza 2024, levando o cobiçado prêmio Leão de Ouro. O filme também rendeu uma indicação para melhor atriz a Swinton no Globo de Ouro 2025. Na ocasião, ela foi derrotada pela brasileira Fernanda Torres ( Ainda Estou Aqui).

Além de Tilda Swinton e Julianne Moore, o elenco inclui também John Turturro, Alessandro Nivola e Juan Diego Botto. O filme, que acabou ignorado pelo Oscar deste ano, é baseado no livro “O Que Você Está Enfrentando”, de Sigrid Nunez.

A crítica especializada dos Estados Unidos aclamou a produção. No site Rotten Tomatoes, por exemplo, que agrega críticas de cinema e televisão, o filme teve 81% de aprovação da crítica.

As principais postagens sobre a produção no site destacam a atuação de Tilda e Julianne e a química entre as duas. Outros destacaram a complexidade da história.

Sair da versão mobile