Ícone do site Jornal O Sul

Filmes longos devem ter intervalo? Produtora dá bronca em cinemas que estão exibindo Assassinos da Lua das Flores com pausa

Cinemas estão sendo notificados por quebra de contrato em filme de Martin Scorsese. (Foto: Reprodução)

Chega em breve aos cinemas brasileiros, o épico histórico de Martin Scorsese, protagonizado por Leonardo Dicaprio: Assassinos da Lua das Flores. E um dado que chamou a atenção, mesmo antes do lançamento do filme, é a duração: O longa-metragem atinge 3h 26min. Mas Scorsese foi curto e grosso: não quer ouvir nenhuma reclamação sobre o tempo de execução.

“As pessoas dizem que são três horas, mas vamos lá, você pode sentar na frente da TV e assistir algo por cinco horas […] Além disso, há muitas pessoas que assistem teatro por 3,5 horas. Existem atores reais no palco, você não pode se levantar e andar por aí. Você dá esse respeito. Dê algum respeito ao cinema”, comenta o cineasta.

O diretor não é o único. James Cameron já havia compartilhado opiniões semelhantes, ao responder sobre as três horas de duração de Avatar: O Caminho da Água. Na ocasião, Cameron também afirmou que não queria ouvir ninguém reclamando da duração, quando os mesmos “ficam sentados assistindo [televisão] por oito horas”.

Um dos maiores sucessos do ano, Oppenheimer, de Christopher Nolan, também alcançou 3 horas de duração, o que pareceu não afastar o público dos cinemas. Ridley Scott, por sua vez, escolheu “encurtar” seu novo longa-metragem Napoleão, com estreia prevista para novembro de 2023. Todavia, uma versão do diretor com quatro horas de duração deve estrear na Apple TV+, posteriormente.

Inspirado no best-seller homônimo do escritor David Grann e também baseado em uma história real, o ano é 1920, na região norte-americana de Oklahoma. Misteriosos assassinatos acontecem na tribo indígena de Osage, uma terra rica em petróleo. O caso foi investigado pelo FBI, a agência que tinha acabado de ser criada na época.

Os assassinatos dados a partir de circunstâncias misteriosas na década de 1920, assolando os membros da tribo Osage, acaba desencadeando uma grande investigação envolvendo o poderoso J. Edgar Hoover, considerado o primeiro diretor do FBI.

Leonardo DiCaprio, no longa, dará vida Ernest Burkhart, marido de Mollie Burkhart (Lily Gladstone), a nativa americana, cuja família teve grande importância na resolução do caso. Além dele, também estão no elenco nomes como Jesse Plemons, Robert De Niro e Brendan Fraser.

Sair da versão mobile