A Finlândia se tornará oficialmente membro da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) nesta terça-feira (4), informou o governo do país nesta segunda-feira (3).
A entrada da Finlândia e da Suécia na Otan, com sede em Bruxelas (Bélgica), começou a ser debatida no ano passado, após a invasão da Rússia à Ucrânia. Finlândia e Rússia compartilham uma fronteira terrestre de 1.300 quilômetros.
Na semana passada, a Finlândia ultrapassou o último obstáculo para conseguir adesão à aliança militar ocidental, quando o Parlamento da Turquia aprovou a entrada do país na Otan. O ingresso de um novo membro na organização deve ser aprovado por unanimidade por todos os países que já integram a aliança. Os outros 29 países integrantes da Otan já haviam ratificado a medida.
No ano passado, a Rússia prometeu retaliação caso a Finlândia entrasse na aliança ocidental, considerada pelo presidente Vladimir Putin um de seus principais inimigos atualmente.
A Turquia ainda bloqueia a entrada da Suécia na aliança militar por acusar o país nórdico de ter dado asilo a cidadãos turcos que Ancara acusa de terrorismo.