Quinta-feira, 09 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 23 de janeiro de 2021
Os primeiros imunizados foram os infectologistas Estevão Portela e Margareth Dalcomo
Foto: DivulgaçãoA Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) começou a aplicar, na tarde deste sábado (23), a vacina contra o coronavírus de Oxford/AstraZeneca. Os primeiros imunizados foram os infectologistas Estevão Portela e Margareth Dalcomo.
A cerimônia ocorreu de forma simbólica, horas depois do desembarque de 2 milhões de doses da vacina no Rio de Janeiro. O imunizante foi produzido no Instituto Serum, na Índia, e passou por um procedimento de análise de segurança na Fiocruz antes de ser liberado ao Ministério da Saúde, que vai distribuí-lo.
A previsão é de que todos os Estados recebam as doses neste domingo (24). O uso emergencial da vacina de Oxford/AstraZeneca no Brasil foi autorizado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
“Hoje é um dia simbólico. Nós vamos comemorar de verdade quando tivermos 70% da população vacinada”, disse Margareth após ser imunizada.
O primeiro a receber a vacina Oxford-AztraZeneca-Fiocruz foi o infectologista do @inifiocruz, Estevão Portela. pic.twitter.com/N9zFhWfHwA
— Fiocruz (@fiocruz) January 23, 2021