Ícone do site Jornal O Sul

Fiocruz assina acordo para produzir medicamento contra hepatite C

A parceria é o primeiro passo para disponibilizar esse medicamento no Brasil a um preço acessível. (Foto: Reprodução)

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) assinou, nesta quarta-feira (19), um acordo para solicitar o registro do medicamento ravidasvir, que trata a hepatite C, junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O acordo de parceria técnico-científica foi feito com a Iniciativa Medicamentos para Doenças Negligenciadas (DNDi) e a farmacêutica egípcia Pharco Pharmaceuticals.

Segundo a Fiocruz, a parceria é o primeiro passo para disponibilizar esse medicamento no Brasil a um preço acessível e que possa ser fornecido no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) para os pacientes com o vírus da hepatite C (HCV).

Tratamento

O Ravidasvir é um medicamento inovador para o tratamento da hepatite C, doença caracterizada por uma inflamação do fígado provocada pelo vírus HCV. Quando crônica, pode levar à cirrose, insuficiência hepática e câncer. O fármaco foi desenvolvido para uso combinado com sofosbuvir, já registrado no Brasil. Em 2016, DNDi e Pharco conduziram um ensaio clínico na Malásia e na Tailândia para testar a combinação de ravidasvir e sofosbuvir, que demonstrou taxas de cura de 97%, mesmo para os pacientes difíceis de tratar.

Transmissão

Contato com sangue contaminado, pelo compartilhamento de agulhas, seringas e outros objetos para uso de drogas (cachimbos);

Reutilização ou falha de esterilização de equipamentos médicos ou odontológicos;

Falha de esterilização de equipamentos de manicure;

Reutilização de material para realização de tatuagem;

Procedimentos invasivos (ex: hemodiálise, cirurgias, transfusão) em os devidos cuidados de biossegurança;

Uso de sangue e seus derivados contaminados;

Relações sexuais sem o uso de preservativos (menos comum);

Transmissão de mãe para o filho durante a gestação ou parto (menos comum).

Sair da versão mobile