Terça-feira, 21 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 4 de março de 2022
As vacinas são fabricadas com o chamado “vetor viral”, um vírus modificado para estimular o sistema imunológico humano.
Foto: Breno Esaki/Agência Saúde DFQuase 2 milhões de doses de vacinas AstraZeneca, produzidas com ingrediente farmacêutico ativo (IFA) importado, foram entregues nesta sexta-feira (4) pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) ao Ministério da Saúde e vão reforçar a campanha nacional de vacinação contra a covid-19.
As vacinas são fabricadas com o chamado “vetor viral”, um vírus modificado para estimular o sistema imunológico humano na produção de anticorpos contra o novo coronavírus.
A partir de agora, as doses passam por um processo de controle de qualidade para garantir que cheguem com segurança aos braços dos brasileiros.
Vacina nacional
Em fevereiro deste ano, o governo federal recebeu o primeiro lote da vacina covid-19 totalmente produzida em solo brasileiro. A produção foi viabilizada após a articulação do Brasil com o governo britânico para que fosse possível a transferência de tecnologia entre a farmacêutica AstraZeneca e a Fiocruz.
Desde o começo da campanha de vacinação contra covid, foram distribuídas pelo governo federal aos estados e ao Distrito Federal cerca de 465 milhões de doses de vacinas contra covid-19, das quais 379 milhões já foram aplicadas.