Sexta-feira, 31 de janeiro de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Saúde Fiocruz lança via expressa para aprovação de estudos sobre monkeypox

Compartilhe esta notícia:

Fiocruz dará prioridade de registro a estudos sobre monkeypox. (Foto: Reprodução)

O Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos administrado pela Fiocruz lançou uma via expressa para a aprovação de estudos sobre monkeypox. Isto significa que um processo que pode levar semanas será encerrado em menos de 48 horas. A medida foi tomada por causa do aumento no número de casos da doença mais conhecida como varíola dos macacos.

“É essencial acelerar soluções com impacto e escala, como vacinas, novos métodos e medicamentos, que podem proteger a sociedade e, ao mesmo tempo, frear a contaminação. Se a documentação estiver correta, podemos aprovar na primeira rodada, imediatamente”, explica Luiza Silva, coordenadora do ReBEC.

Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil já é o terceiro país em número de casos, com mais de 5 mil notificações, e cerca de 70% dos infectados são homens entre 18 e 44 anos. Essa medida para acelerar a aprovação dos estudos foi feita pela primeira vez durante a epidemia de zika virus em 2016 e também foi adotada durante a pandemia de covid.

Atualmente, o ReBEC também tem via expressa para pesquisas sobre dengue, chikungunya, febre amarela e malária. O objetivo é facilitar o encontro de soluções para a Monkeypox, como vacinas e medicamentos, que podem proteger a sociedade e, ao mesmo tempo, frear a contaminação, de acordo com a coordenação do órgão.

Desde que criou o primeiro fast track, para a epidemia de zika em 2016, Silva vem aperfeiçoando o processo. “Na pandemia, a priorização de estudos considerados emergenciais foi combinada com atendimento em horário estendido. A inovação agora é que os registrantes podem falar diretamente com nossa equipe por meio de chat e até marcar hora para esclarecer dúvidas pelo celular”, explica.

Procedimentos

Mas a Fiocruz enfatiza que todos os procedimentos éticos e técnicos dessas pesquisas, que envolvem seres humanos, estão preservados, mesmo com a avaliação mais rápida. A principal mudança é na tramitação burocrática, já que elas passarão a ser examinadas antes que as demais pesquisas que buscam registro.

“O que muda é sua tramitação burocrática: são examinadas antes das demais e a quantidade de rodadas de aprovação entre os pesquisadores e a nossa curadoria de informação diminui, porque esses dois polos interagem diretamente. Não tem segredo”, explica o vice-presidente de Pesquisa e Coleções Biológicas da Fiocruz, Rodrigo Correa-Oliveira, enfatizando que todos os procedimentos éticos e técnicos dessas pesquisas, que envolvem seres humanos, estão preservados.

A varíola de macacos é uma doença provocadas por um vírus, que foi declarada pela Organização Mundial de Saúde como uma emergência de saúde global, com casos relatados em mais de 75 países.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Saúde

Covid: vacina brasileira mira variantes e facilidades logísticas
Insuficiência cardíaca: 10% dos pacientes brasileiros internados morrem em decorrência do quadro
https://www.osul.com.br/fiocruz-lanca-via-expressa-para-aprovacao-de-estudos-sobre-monkeypox/ Fiocruz lança via expressa para aprovação de estudos sobre monkeypox 2022-09-03
Deixe seu comentário
Pode te interessar