O Parque Germânia, na Zona Norte de Porto Alegre, passou a contar oficialmente com um adotante: a AAJE (Associação de Amigos do Jardim Europa). O termo de adoção foi assinado entre a entidade e a prefeitura.
Desde 2017, a AAJE já se responsabilizava, a título de doação, pelos cuidados com o espaço. O documento que oficializou a parceria tem prazo de validade de cinco anos.
Para o secretário municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade, Germano Bremm, contar com o apoio de empresas e instituições para manter espaços tão característicos da Capital é imprescindível. “Parcerias como essa ajudam a qualificar as áreas verdes da cidade e engajam também a população a aumentar os cuidados com os espaços de lazer”, apontou.
A partir da adoção, ficam definidos inúmeros serviços de manutenção a serem realizados pela AAJE. É o caso de banheiros, passeios, estrutura elétrica, rede hidráulica, pórticos, bancos, bebedouros, quadras esportivas, brinquedos e lago.
O termo prevê ainda a conservação da limpeza e jardinagem do Germânia. Outro aspecto de responsabilidade da adotante é a segurança do local e do seu entorno, incluindo a abertura e o fechamento dos portões diariamente.
O presidente da AAJE, Geraldo Bertolo, encara a novidade como uma importante conquista coletiva. “Convidamos a comunidade do bairro para que, juntos, criemos iniciativas que possam atender cada vez melhor nossas famílias e visitantes, a fim de tornar esse espaço público, único na cidade, um exemplo de conscientização dos valores em que acreditamos: respeito à natureza, educação, esportes, lazer, cultura e sustentabilidade, primando sempre pela transparência na administração de recursos”, destacou.