Ícone do site Jornal O Sul

Flagrado mais um caso de transporte irregular de estudantes em Porto Alegre

A exemplo da ocorrência anterior, irregularidade foi constatada no bairro Humaitá (Zona Norte). (Foto: Divulgação/EPTC)

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) flagrou nesta quarta-feira (23) mais um caso de transporte irregular de estudantes no bairro Humaitá, Zona Norte de Porto Alegre. Além de não possuir carteira de habilitação, a condutora levava dentro de um automóvel Chevrolet Corsa ano 1997 um grupo de cinco alunos para uma escola na região.

Enquanto o carro era recolhido a um depósito, a motorista foi autuada por três infrações: condução de veículo automotor sem a devida habilitação, transporte de escolares sem autorização e veículo com lotação excedente.

No dia 11 deste mês, uma van escolar não autorizada a prestar esse tipo de serviço foi apreendida em frente a uma escola no mesmo bairro. O condutor foi autuado por irregularidades semelhantes, mais a falta de pneu-estepe.

Alerta

A EPTC destaca que o transporte de crianças e jovens prevê uma série de regras de segurança: “Ressaltamos a importância de se buscar informações sobre o serviço, cujo prestador deve estar em dia com as regras”.

A casa ano são realizadas, em média, duas vistorias nos veículos cadastrados para atividade de transporte de pessoas. Além de itens de documentação e registro, são verificados itens indispensáveis como pneus, freios e sinalização. Também é dada atenção especial à configuração, higiene e conforto.

Quem é autorizado tem um selo de vistoria afixado junto ao para-brisa, indicando a situação do veículo: vermelho significa reprovação (não pode operar); amarelo é aprovação provisória (pode operar até a data informada no selo) e azul representa aprovação (veículo apto a operar até a próxima vistoria, ou seja, está em condições de transportar os alunos).

(Marcello Campos)

Sair da versão mobile