Sábado, 08 de fevereiro de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Flávio Dino nunca se afastou do mundo jurídico e tem currículo invejável, diz o relator de indicação para ministro do Supremo

Compartilhe esta notícia:

Senadores prometem perguntas que vão desde a atuação do ministro nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro até a presença de Dino no Complexo da Maré.(Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)

O senador Weverton Rocha (PDT-MA), relator da indicação de Flávio Dino ao cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), entregou à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado nessa segunda-feira (4) o parecer que será analisado pelo colegiado.

O documento contém a linha-mestra da argumentação que será utilizada pelo relator nesta quinta-feira (7), quando o documento será lido por Weverton para os demais integrantes da CCJ.

Na prática, o senador ressalta, no parecer, as qualidades jurídicas de Dino, a fim de diminuir as resistências políticas ao nome do atual ministro da Justiça. Por se tratar de uma votação secreta, o parlamentar do PDT não declara, no relatório, como se posicionará na análise da indicação.

Além de descrever aquilo que considera ser o notório saber jurídico de Dino – um requisito para o cargo de ministro do STF – o relator diz que Dino sempre esteve ligado ao mundo jurídico, mesmo quando estava na política.

“Trata-se de uma figura reconhecida e admirada nos mundos jurídico e político”, afirma o relator.

Weverton também afirma, no parecer, que “Flávio Dino nunca se afastou do mundo jurídico, tendo inclusive, quando deputado, apresentado diversos projetos de lei que se transformaram em normas jurídicas”. O relator destaca, por exemplo, a lei com regras sobre ações diretas de inconstitucionalidade por omissão.

Sobre a trajetória de Flávio Dino, o parecer cita a formação acadêmica e a atuação do indicado como juiz federal, além dos mandatos como governador do Maranhão. E conclui: “o indicado possui invejável currículo que é, repito, de todos nós conhecido”.

A sabatina de Dino será no dia 13 de dezembro. Até lá ele fará contatos com todos os senadores em busca de folga no placar. Ele precisa de votos na CCJ e no plenário. E há resistência da oposição por causa dos embates que o indicado já travou com bolsonaristas.

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

O que dizem os relatórios secretos do governo sobre o ministro Flávio Dino
Inimigos políticos nas últimas eleições presidenciais, Geraldo Alckmin, presidente da República em exercício, e o ex-governador paulista João Doria se reúnem em São Paulo
https://www.osul.com.br/flavio-dino-nunca-se-afastou-do-mundo-juridica-e-tem-curriculo-invejavel-diz-o-relator-de-indicacao-para-ministro-do-supremo/ Flávio Dino nunca se afastou do mundo jurídico e tem currículo invejável, diz o relator de indicação para ministro do Supremo 2023-12-04
Deixe seu comentário
Pode te interessar