Terça-feira, 24 de dezembro de 2024
Por Cláudio Humberto | 13 de maio de 2021
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.
Ao atacar o relator da CPI da Pandemia, chamando-o de “vagabundo”, o senador Flávio Bolsonaro (Rep-RJ) ficou sujeito a responder por “quebra de decoro” no Conselho de Ética do Senado. Não será a primeira vez que parlamentares são alvo de denúncias assim, mas no Senado raramente casos de quebra de decoro evoluem para punição grave. Até hoje, só os ex-senadores Luiz Estevão e Demóstenes Torres perderam o mandato, ainda assim porque eram acusados de crimes graves.
Fita apagada
O presidente da CPI, Omar Aziz, mandou retirar dos autos da sessão de ontem as palavras de Flávio Bolsonaro contra Renan Calheiros.
Sessão suspensa
Se foi essa a intenção, Flávio Bolsonaro conseguiu: sua intervenção interrompeu a discussão sobre a prisão de Fábio Wajngarten.
Solução negociada
A longa suspensão da sessão permitiu aos senadores da CPI negociar a solução de encaminhar o caso Wajngarten para o ministério público.
Tendência revertida
A confusão na CPI reverteu a impressão de que o depoimento do ex-secretário tinha sido, de um modo geral, positivo para o governo.
Fiocruz produz IFA a partir de sexta. Já o Butantan…
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), do Ministério da Saúde, adotou a estratégia de produzir o IFA, insumo da vacina, já a partir desta sexta (15), adquirindo autonomia para produção de vacinas contra Covid. Já o Instituto Butantan, que teve o mérito de viabilizar a vacina Coronavac, não investiu na própria autonomia, fixando para 2022 sua produção de IFA. Por isso, o Butantan está longe de cumprir entregas de Coronavac prometidas em 2020. A previsão eram 60 milhões de doses até fevereiro.
Na teoria
No anúncio do acordo, a promessa era 6 milhões de doses em outubro e IFA suficiente para produção de mais 40 milhões até dezembro.
Doses extras
As 14 milhões de doses complementares seriam enviadas pelo Sinovac, prontas para aplicação, até fevereiro deste ano, totalizando 60 milhões.
Menos da metade
Segundo dados divulgados pelo Butantan, foram entregues menos da metade das doses prometidas até fevereiro, antes da “crise diplomática”.
Cautela necessária
Toda cautela é necessária sobre a denúncia do bandidaço Sérgio Cabral contra o ministro Dias Toffoli, ex-presidente do Supremo Tribunal Federal. Afinal, condenado a mais de 300 anos de prisão por roubar os cofres públicos, ele tenta acordo de delação para obter redução de pena.
Inacreditável
A pesquisa de ontem, indicando Lula à frente de Bolsonaro, não é confirmada por nenhum instituto sério, como o Paraná Pesquisas. Na véspera, a XP/Ipespe, de Antonio Lavareda, indicava o contrário.
Nem o PT acredita
Para Lula somar 55% no 2º turno contra Bolsonaro, ele teria de ter dois em cada três votos em São Paulo e vários estados que sempre votaram contra ele, no auge e antes de ser preso. Nem o PT acredita nisso.
Sem final feliz
Deputados da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte articulam uma Comissão Parlamentar de Inquérito para apurar os gastos da governadora Fátima Bezerra (PT) durante a pandemia da Covid-19.
Quebra de decoro
“Imagina a situação: um cidadão honesto ser preso por um vagabundo que nem Renan Calheiros. Olha a desmoralização”, disse o senador Flávio Bolsonaro ontem na CPI. Para Randolfe, foi “quebra de decoro”.
Reforma à vista
A Comissão da PEC da Reforma Política aprovou o plano de trabalho da relatora, deputada Renata Abreu (Podemos-SP). Ela garante que o relatório final será apresentado até julho deste ano.
Grande conquista
O vacinabrasil.org, plataforma independente de monitoramento, registra 77 milhões de doses disponibilizadas aos estados. Suficientes para imunizar grupos prioritários que somam 77 milhões de brasileiros.
Poluição em alta
Análise anual do Rhodium Group identificou que as emissões de gases que geram efeito estufa da China superaram a soma das emissões de todos os países desenvolvidos, em 2019, pela primeira vez na História: 14,09 gigatoneladas de CO2 na atmosfera contra 14,06 do grupo OCDE.
Pensando bem…
… exibindo cenas de quase pugilato, a sessão de ontem mostrou que há no Senado uma CPI-raiz.
PODER SEM PUDOR
Ateu, graças a Deus
Quando se vê no aperto, o deputado Aldo Rebelo, que era do PCdoB-SP e materialista convicto, recorria a Deus. Foi assim quando rezou a bordo de um jatinho em pane em pleno voo, com o senador Renan Calheiros e o deputado Eunício Oliveira (PMDB-CE) como testemunhas. Certa vez, quando Inocêncio Oliveira (PL-PE) e Arlindo Chinaglia (PT-SP) ameaçavam trocar sopapos, ouviu-se a voz conciliadora do presidente da Câmara, ao microfone: “Pelo amor de Deus, senhores, parem com isso!…”
Com André Brito e Tiago Vasconcelos
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.
Voltar Todas de Cláudio Humberto