Há 56 anos, o Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Sul (CRA-RS) atua pela defesa dos profissionais de Administração do estado. Criado no dia 17 de janeiro de 1968 por meio de uma resolução do Conselho Federal de Administração (CFA), a autarquia visa, em 2024, dar ainda mais ênfase aos objetivos iniciados nos últimos anos.
Hoje, o CRA-RS possui aproximadamente 31 mil profissionais registrados (entre Administradores, Tecnólogos e outros profissionais ligados à área) e 2,2 mil pessoas jurídicas. Valorizar quem detém a famosa “carteirinha” de registro seguirá sendo uma das missões neste ano, assim como reforçar a aproximação com universidades gaúchas e a realização de eventos com intuito de trazer à tona as discussões mais pertinentes do momento no campo da Administração.
Segundo o presidente da autarquia gaúcha, Flávio Abreu, 2023 evidenciou a importância dos profissionais de Administração dentro das organizações, sejam elas públicas ou privadas. Na opinião do presidente, os sucessivos problemas apresentados por empresas até então renomadas no mercado e o debate acerca das práticas de ESG (governança ambiental, social e corporativa) deixaram claro qual deve ser o papel desempenhado pelos profissionais de Administração.
“Vejo que muitos dos assuntos de destaque em 2023 estão relacionados à gestão, à fiscalização, à governança corporativa e a outras matérias de domínio dos profissionais de Administração. O ESG, por exemplo, não para de crescer em termos de relevância, e o fato do Administrador ser um profissional multifacetado, atualizado e atento às boas práticas, o insere neste contexto”, frisa Abreu.
Fórum internacional em Gramado e nova edição de prêmio
Se o ano passado terminou com a organização do Encontro Regional dos Profissionais de Administração da Região Sul (ERPA Sul), em Caxias do Sul — onde se debateu o tema “ESG: da teoria à prática” —, o primeiro semestre de 2024 promete ser agitado.
Nos dias 8, 9 e 10 de maio, Gramado receberá a 18ª edição do Fórum Internacional de Administração (FIA), o maior evento do segmento no mundo. Será a terceira vez que a cidade da serra receberá o FIA, com palestrantes de todos os continentes.
Também haverá a 2ª edição do Prêmio IGM/CFA, cujo intuito é agraciar os municípios gaúchos que se destacaram nos indicadores de finanças, gestão e desempenho.
Para 2024, o CRA-RS e a Famurs prometem ampliar o número de cidades premiadas na comparação com 2023, a fim de reconhecer e abranger um número maior de gestores que utilizam a ferramenta, atendendo a uma reivindicação da Famurs, parceira na realização do prêmio.