Ícone do site Jornal O Sul

Foguete põe satélites em órbita, volta e pousa

Esta foi a primeira vez que um foguete orbital realizou um pouso controlado. (SpaceX/Reprodução)

A empresa americana SpaceX conseguiu realizar o pouso de seu foguete Falcon 9 na segunda-feira pela primeira vez, um feito inédito na história espacial, motivado pelo desejo de reduzir custos e de transformar os foguetes em naves com possibilidade de reutilização. A SpaceX lançou com sucesso o Falcon 9 com o objetivo de transportar 11 satélites à órbita baixa da Terra e depois conseguiu fazer retornar ao planeta a primeira fase do lançador.

O foguete decolou às 20h29min (23h29min de Brasília-DF) de Cabo Canaveral, Flórida. Alguns minutos depois do lançamento, a primeira fase do foguete – que dá a potência na decolagem – se desprendeu e iniciou o retorno à Terra, enquanto a segunda fase manteve a propulsão dos satélites para o espaço. Graças aos motores que atenuaram a queda, a primeira fase do foguete pousou de modo suave em posição vertical 11 minutos depois da decolagem, de acordo com as imagens exibidas ao vivo pela empresa do bilionário Elon Musk.

Esta foi a primeira vez que um foguete orbital realizou um pouso controlado. “Ainda não consigo acreditar”, disse Musk. “Acredito que é um momento revolucionário. Ninguém havia conseguido antes recuperar um lançador orbital intacto.” O foguete chegou a uma altura de 200 quilômetros antes de retornar à Terra e pousar em um local que já serviu de base de testes de foguetes e mísseis da Força Aérea dos EUA.

Sair da versão mobile