Domingo, 20 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 28 de janeiro de 2016
O governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, determinou na quarta-feira (27) a suspensão da compra de motos da marca alemã BMW pelo Detran (Departamento Estadual de Trânsito). O órgão havia anunciado a compra de 14 motocicletas do modelo F 800 GS Adventure por 648,5 mil reais. Cada unidade estava avaliada em 46.324 reais. Segundo o governo, o processo será revisto pela Procuradoria-Geral do DF.
Em nota, Rollemberg disse que é preciso “observar as características dos veículos bem como os valores investidos, tendo em vista a atual crise financeira do Distrito Federal”. O governador diz ter solicitado ao Detran justificativas técnicas para a compra, e determinado a suspensão após analisar o material e ouvir especialistas. O departamento terá que reavaliar as especificações da frota, seguindo os “princípios de austeridade e economicidade”.
Fotos mostram que as motos já estavam na capital federal e com os adesivos de identificação do Detran. O diretor de Policiamento e Fiscalização do departamento, Silvain Fonseca, afirmou que o prazo de entrega ia até o fim de fevereiro, mas a corporação esperava utilizar as novas máquinas já no carnaval. As 14 motocicletas seriam usadas para substituir modelos antigos, com mais de 5 anos de uso, que já saíram de circulação.
Veículos iam repor frota antiga do Detran. (Foto: Reprodução)
A frota é composta por 38 motos, mas está rodando com 24 por causa dessa “aposentadoria”. Os veículos iriam substituir a frota de Honda CB 600 F Hornet, que saiu de linha em 2014. O GDF não informou se pretende comprar outro modelo. Segundo o Detran, as motos que precisam de reposição têm “as mesmas características básicas da BMWs que foram compradas”. No entanto, na prática, os veículos têm perfis, recomendações de uso e especificações técnicas bem diferentes.
Modelo de luxo.
A BMW F 800 GS Adventure, como o nome diz, é a versão “aventureira” da montadora alemã para o motor 800 cilindradas. Vendido sob termos como “off-road” e “roadster”, o modelo é pensado para rodovias e percursos fora do asfalto. Com tanque de 24 litros, oito a mais que a GS básica, também é ideal para longos trajetos e áreas remotas, mas roda menos por litro de combustível.
O modelo foi apresentado na Alemanha em 2013 como evolução da F 800 GS, que já tinha perfil de aventura. A moto tem freios ABS de série e pneus maiores, com controle de tração e suspensão eletrônica opcionais. Além de subir os meios-fios pretendidos pelo Detran, ela é capaz de subir escadas, descer ladeiras e andar com relativa estabilidade em lama ou áreas alagadas.
A Honda CB 600 F Hornet, que seria substuída, tem perfil urbano, é mais leve e tem carenagem menor, deixando expostos os itens de mecânica – é a chamada “moto naked”. A BMW comprada tem carenagem maior, uma série de itens “estéticos”, farol auxiliar em LED e características aproximadas de uma moto “touring”, pensada para o turismo.
Concorrente mais próximo da BMW F 800 GS Adventure, a moto britânica Triumph Tiger 800 XCx foi lançada no Brasil em março, com preços a partir de 45.390 reais – quase 3 mil reais a menos que a “rival”. O modelo de entrada da Triumph, 800 XR, tem perfil aventureiro e custa ainda menos: a partir de 37.990 reais. (AG)