Quinta-feira, 09 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 28 de março de 2024
Em Belém, no Pará, disse que “pudemos caminhar juntos por essa Amazônia compartilhada e confirmar nossa determinação comum de lutar pelas florestas e pelas pessoas”.
Foto: Reprodução/InstagramO presidente da França, Emmanuel Macron, disse, nesta quinta-feira (28), que sua viagem ao Brasil foi um casamento, com os dois países se amando.
A fala acontece após uma série de “memes” envolvendo as fotos de Macron com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que foram comparadas a imagens feitas por noivos em ensaios fotográficos de pré-casamento.
“Algumas pessoas compararam as imagens da minha visita ao Brasil com as de um casamento, e eu digo a elas: foi um casamento! A França ama o Brasil e o Brasil ama a França!”, afirmou Macron.
O líder francês fez um balanço de sua viagem de três dias ao país sul-americano. Foram assinados mais de 20 atos de cooperação entre as nações.
Em Belém, no Pará, disse que “pudemos caminhar juntos por essa Amazônia compartilhada e confirmar nossa determinação comum de lutar pelas florestas e pelas pessoas”.
No Rio de Janeiro, viram “a força da nossa cooperação no setor da defesa, com o lançamento do Tonelero, o terceiro submarino da nossa parceria”.
Em São Paulo, teve “discussões extremamente proveitosas com o mundo econômico, cultural e intelectual”.
Para Macron, a eleição de Lula e a maneira como foi restaurada o equilíbrio institucional significa muito para a França.
“Acreditamos na democracia. Acreditamos no futuro e acreditamos que sempre há um caminho para o otimismo e o progresso. Compartilhamos valores que estão no cerne de nossa história comum”, citou.
Com a viagem, em sua opinião, foi inaugurado um novo capítulo da relação bilateral.
“Viva a amizade entre o Brasil e a França!”, finalizou Macron.