Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 15 de março de 2024
Além de foliões, espaço receberá autoridades, influenciadores digitais, jornalistas e celebridades.
Foto: DivulgaçãoO empresário, colunista social, especialista em entretenimento e produtor executivo Lucca Rossi garante que é possível unir carnaval e sustentabilidade. Entusiasta da festa popular, ele assina pelo sétimo ano consecutivo um dos espaços mais disputados do carnaval fora de época de Guaíba, que acontece no dia 23 deste mês, a partir das 21h.
Nesta edição, o camarote que leva seu nome traz a implantação de princípios ESG, que se baseiam em pilares Ambientais, Sociais e de Governança, passando a se chamar Camarote Eco Vip do Lucca Rossi. “Com a iniciativa, quero propor ao público uma reflexão sobre a importância da consciência ambiental e, principalmente, mostrar que é possível executar as boas práticas através de atitudes proativas”, afirma.
Além do tradicional glamour para os foliões com open bar, open food, lounge para maquiagem e espaços instagrámaveis, o camarote adotará várias ações que visam minimizar o impacto da festa no meio ambiente, reforçando os cuidados com a natureza.
Entre elas, está o uso de lixeiras sinalizadas para descarte correto do lixo, copo reutilizável exclusivo para cada convidado e abadá confeccionado com tecido produzido com fios de Pet e tecelagem sustentável. Na montagem do camarote, além do reuso de cabos elétricos e materiais utilizados na estrutura de edições passadas, haverá lâmpadas de baixo consumo (LED), e parte do espaço será coberto com lona produzida em Pet reciclada transparente, proporcionando o aproveitamento da luz natural e a economia de energia.
O piso, apropriado e estrategicamente cuidado “in natura”, foi pensado para evitar revestimentos e harmonizar com o mobiliário fabricado em madeira de demolição, palets e o verde do paisagismo. “Mesmo sendo preparado para ser aproveitado uma única noite, estaremos reiterando nosso compromisso com o sustentável”, afirma Lucca.
Após o evento, todas as embalagens e copos de drinks utilizados serão enviados a cooperativas de artesãs da cidade para reciclagem. O engajamento ativo de todos os envolvidos para promover um ambiente ecologicamente correto reflete na redução de resíduos com a meta de “lixo zero”. “Essa conscientização é necessária e urgente e está diretamente ligada à preservação das futuras gerações”, alerta o empresário.
Além da conscientização sobre a importância da sustentabilidade para o planeta, há também a preocupação com as questões de responsabilidade social, como a segurança e saúde no trabalho dos colaboradores e fornecedores locais contratados para montagem e prestação de serviços.
“A geração de empregos é incentivada por meio da formação de profissionais na área de economia criativa em cursos técnicos e também com a capacitação de pequenos empresários. Acredito que profissionalizar as escolas de samba de Guaíba, blocos e camarotes é uma forma inteligente de gerar empregos e movimentar a economia da região”, diz Lucca.
Segundo o empresário, é preciso entender que a folia transcende a festa e “representa transformação”. “Fomenta o turismo e a economia, dá voz para pessoas e ações sociais relevantes, amplia o brand awareness institucional de empresas, produtos e gestão, dá visibilidade para as marcas e coloca a cidade em evidência, entre tantas outras coisas”, afirma.
Além de foliões, autoridades, influenciadores digitais e formadores de opinião, já confirmaram presença no badalado espaço Misses e Misters Brasil, ex-BBBs e inúmeros artistas, como David Brasil – ícone do carnaval brasileiro e um dos maiores promoters do Brasil.
Para Lucca Rossi, o propósito do carnaval e do camarote que leva seu nome também é contribuir para o desenvolvimento econômico, turístico e cultural de Guaíba e região, formando um elo entre sociedade, imprensa, empresários e políticos, projetando a cidade como uma referência não apenas em festividades. “Estamos entre as principais economias do RS”, comenta. “Este espaço diferenciado não é apenas uma opção de entretenimento, é um compromisso com a natureza, o desenvolvimento e as conexões valiosas”, finaliza.
A expectativa é de que o carnaval de Guaíba 2024 receba mais de 30 mil pessoas para celebrar a diversidade e prestigiar os blocos e escolas de samba locais, além das convidadas de Porto Alegre.
Mais informações e compra de ingressos estão disponíveis aqui.
Serviço:
O que: Camarote do Lucca Rossi – Carnaval de Guaíba 2024
Quando: 23 de março, a partir das 21h
Onde: Av. Nestor de Moura Jardim, Guaíba
Voltar Todas de Dicas de O Sul