Sábado, 28 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 24 de maio de 2021
"A entrega da Fonte Talavera reforça o nosso compromisso de revitalizarmos o Centro Histórico", disse Sebastião Melo
Foto: Giulian Serafim/PMPAA Fonte Talavera de la Reina, em frente ao Paço Municipal, em Porto Alegre, foi devolvida aos porto-alegrenses nesta segunda-feira (24) totalmente renovada por meio de uma parceria com a iniciativa privada.
Segundo a prefeitura, o projeto integra o plano de revitalização do Centro Histórico. “A Capital tem grandes empresas e estamos muito orgulhosos dos nossos parceiros, que estão ajudando a transformar nosso município. A entrega da Fonte Talavera reforça o nosso compromisso de revitalizarmos o Centro Histórico. Além de embelezarmos a cidade, estamos trabalhando para devolver a alma de Porto Alegre”, disse o prefeito Sebastião Melo.
A restauração foi feita por meio de doação do Grupo Zaffari e da Melnick, que contrataram a empresa Athena Urbanismo para a realização da obra. Foram substituídas as pedras portuguesas brancas e pretas e os 2,8 mil ladrilhos hidráulicos mais danificados. Também ocorreram o reposicionamento e pintura do gradil, a retirada da vegetação existente, manutenção da pintura dos seis refletores e dois postes de iluminação, instalação de sistema de irrigação e plantio do novo paisagismo.
História da fonte
A fonte foi um presente da colônia espanhola em 1935, por ocasião da comemoração do centenário da Revolução Farroupilha. O monumento foi criado pelo ceramista talaverano Juan Ruiz de Luna, em 1855. Tombada como patrimônio do município em 1979, em 2000, passou pelo primeiro processo de restauração, com pintura e recuperação de partes quebradas. Em 2005, após um protesto de carroceiros, a cuba superior do chafariz foi danificada. A revitalização começou em 2007 e foi concluída em 2008 – até então, a última recuperação feita na fonte.
Novo diretor na Cultura
Durante a cerimônia de reabertura da fonte, Melo anunciou o ex-vice-governador Vicente Bogo como novo diretor do Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo, localizado no bairro Cidade Baixa.