Terça-feira, 29 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 25 de abril de 2015
Não é um Salão do Automóvel, mas a Ford marcou presença como aproveitou um dos eventos de design mais importantes do mundo, o Salão do Móvel de Milão, na Itália, para exibir o talento e a criatividade de seus designers globais. A edição 2015 da exposição trouxe vários objetos inspirados no novo Ford GT, incluindo um barco a vela, uma guitarra e uma mesa de pebolim.
As peças foram desenhadas nos estúdios globais da Ford, seguindo a mesma filosofia que orientou o desenvolvimento do interior do Ford GT. Ou seja: clareza de intenção, com foco nas áreas de funcionalidade; inovação, ampliando os limites dos projetos; e conexão com o usuário por meio de uma tecnologia mais compacta e intuitiva.
“Temos uma quantidade incrível de talentos em nossos estúdios globais e o público raramente vê mais de 10% do trabalho que acontece dentro deles”, diz Moray Callum, vice-presidente de Design da Ford. “Esta é uma oportunidade de compartilhar um pouco da criatividade da nossa equipe e, ao mesmo tempo, dar aos nossos designers a oportunidade de ir além do trabalho diário e se expor a novas ideias que vão inspirar futuros projetos da Ford.”
Mesa de pebolim
A mesa de pebolim exposta no evento italiano foi criada pelo brasileiro Rafael Rego, designer de interiores que trabalha no estúdio da Ford em Dearborn, Estados Unidos, e é apaixonado por futebol. Antes disso, ele atuou no estúdio da Ford em Camaçari, na Bahia. “Eu sempre pensei em criar vários produtos e um dos que mais despertam a minha paixão é a mesa de pebolim”, revela.
O objeto tem um gramado sintético de verdade, com uma cobertura curva de acrílico transparente que cria a perspectiva de um estádio real. “A proposta foi criar um design limpo, de forma que os jogadores não impeçam a visão do campo sob qualquer ângulo. E também eficiente: os jogadores podem dar chutes potentes de até 40 km/h. Eu quis criar elementos que realmente enriquecessem a experiência de jogo”, explica o designer.
Em parceria com o arquiteto Attilio Stocchi e a Federlegno Arredo Eventi, a Ford trabalhou em outra experiência inovadora no “Salone del Mobile”, a “Favilla, Cada Luz uma Voz”, também inspirada do novo Ford GT. A instalação se desenvolve dentro de duas grandes caixas.
A primeira examina a ciência da luz, com um show deslumbrante de reflexos, como no interior de uma rocha de cristais. A segunda foi criada pelo estúdio de animação interno da Ford para dar aos visitantes uma experiência única e envolvente de como o design da Ford molda a forma e a função dos produtos.
Outra ação da Ford no salão é um debate sobre tendências de design. No Relatório de Tendências 2015, estudo anual que a empresa faz para mapear as mudanças dos consumidores em relação à mobilidade e outras áreas, os especialistas apontam a negociação de privacidade como a troca entre as informações que os consumidores desejam compartilhar e os benefícios que recebem. A discussão tem como foco a importância de compreender e interpretar os limites do espaço pessoal para oferecer a melhor experiência ao consumidor, tanto no campo físico como no digital.
Voltar Todas de Marcas & Veículos