Domingo, 23 de fevereiro de 2025
Por Redação O Sul | 21 de abril de 2024
O piloto holandês que largou na pole position se manteve na liderança durante toda a corrida com ampla vantagem.
Foto: ReproduçãoMax Verstappen venceu pela primeira vez o GP da China de Fórmula 1, realizado neste domingo (21), no Circuito de Xangai, e conquistou a 58º vitória da carreira e a quarta da temporada. O piloto holandês que largou na pole position se manteve na liderança durante toda a corrida com ampla vantagem.
Em segundo lugar, aparece Lando Norris, da McLaren. Sergio Pérez, da Red Bull, completou o pódio na terceira colocação. Ambos largaram respectivamente em 4º e 2º lugar no grid.
Lewis Hamilton havia sido o último piloto a vencer o Circuito de Xangai, que possui 5,451 km de extensão e 16 curvas. O heptacampeão é o maior vencedor da corrida, com seis vitórias, além de deter o recorde de poles positions, também seis.
A corrida começou com Fernando Alonso, da Aston Martin, em destaque ao sair da terceira posição e avançar para o segundo lugar, ultrapassando Sergio Pérez, da Red Bull. Alonso até tentou assumir a liderança, mas Verstappen se manteve em primeiro.
Ainda na volta dois, quando estava na 19ª posição, Lewis Hamilton comunicou à equipe da Mercedes que não estava alcançando o desempenho desejado com os pneus utilizados. Pérez aproveitou a tração do carro de Alonso e recuperou o segundo lugar.
Valtteri Bottas, da Sauber, deixou a pista devido a problemas no motor, que começou a gerar fumaça. O piloto finlandês foi obrigado a abandonar a disputa. A equipe dele enfrentou dificuldades para remover o carro da pista e levou à intervenção do safety car.
Após a relargada, mais dois incidentes aconteceram quase que simultaneamente e o safety car precisou ser acionado novamente. Com tudo certo, os pilotos relargaram mais uma vez. Faltando 10 voltas para o final, a classificação se manteve a mesma entre os três primeiros colocados.