AgroForte disputa marca Classificatória de Esteio ao Freio de Ouro
Por
Redação O Sul
| 21 de maio de 2017
Compartilhe esta notícia:
Querência da Boa Vista, 1º lugar entre fêmeas. (Foto: Felipe Ulbrich/ABCCC/Divulgação)
O mau tempo no início da manhã deste domingo (21), com chuva e temperatura mais baixa, não afastou o público da Classificatória de Esteio que definiu mais 16 animais da raça Crioula para a final do Freio de Ouro que acontece em agosto, na Expointer. Durante os quatro dias de provas da segunda semifinal brasileira da modalidade, os 48 machos e 48 fêmeas, melhores ranqueados no ciclo de credenciadoras para este ano, fizeram apresentações de alto nível, com uma disputa acirrada, principalmente, entre os machos.
Os grandes vencedores desta classificatória foram Querência da Boa Vista, entre as fêmeas, e La Castellana Esplendor, entre os machos. A égua é da Fazenda Boa Vista, de Vacaria (RS), e foi montada pelo ginete Fábio Teixeira da Silveira. Já o cavalo vencedor é das Cabanhas Iguariaçá, Descanso e Fama, todas de São Borja (RS), e foi conduzido pelo ginete Cláudio dos Santos Fagundes.
Castellana Esplendor conquistou 1º lugar entre machos. (Foto: Felipe Ulbrich/ABCCC/Divulgação)
Segundo o expositor da Querência da Boa Vista, Fábio Muricy Camargo, a expectativa agora para a final do Freio de Ouro é muito boa. Salienta que o preparo da égua que se credenciou em Lagoa Vermelha (RS), evoluiu muito bem em relação ao ano passado. “Conseguimos ajustá-la para ficar uma égua parelha e que anda bem em todas as etapas. O principal no Freio de Ouro é ter um animal de boa morfologia e que faz provas parelhas, porque não adianta brilhar em uma e não manter uma boa média na outra. A Querência da Boa Vista é um projeto de 13 anos, tendo iniciado em 2004 com a compra da sua mãe”, explicou Camargo.
O expositor do La Castellana Esplendor, Jean Carlo Santos Mendes, muito emocionado, fez questão de ressaltar o fato de sempre ter acreditado no animal. Destacou que o cavalo fez campanha morfológica, sempre foi bem nas exposições, e partir disso foi iniciado o trabalho funcional. “O La Castellana Esplendor tem pai campeão do Freio de Ouro e mãe excelente reprodutora. Todos os seus irmãos inteiros são muito bons. Tudo isso aliado ao talento do ginete Cláudio dos Santos Fagundes que conseguiu explorar o cavalo da melhor maneira possível”, enfatizou.
O vice-presidente Administrativo e Financeiro da ABCCC (Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos), Cesar Hax, garante que esta modalidade de classificatória que já chega ao seu segundo ano, traz um resultado altamente positivo tanto em número de participantes quanto em qualidade. “A final de hoje em nada perde para o Bocal de Ouro em qualidade. Então é um modelo que realmente se comprova como efetivo para seleção, como evento, como facilidade para o criador e para o expositor”, destaca.
A próxima classificatória ao Freio de Ouro será realizada em Santa Maria (RS), de 1º a 4 de junho. O circuito do Freio de Ouro 2017, organizado pela ABCCC, conta com o patrocínio de Ipiranga, Massey Ferguson e Ford. O apoio é da Supra. Mais informações em www.abccc.com.br.
https://www.osul.com.br/forte-disputa-marca-classificatoria-de-esteio-ao-freio-de-ouro/Forte disputa marca Classificatória de Esteio ao Freio de Ouro2017-05-21