Ícone do site Jornal O Sul

Forte terremoto mata quase 130 pessoas no Tibete, na fronteira com o Nepal

O epicentro do tremor foi a cerca de 75 quilômetros ao norte do Monte Everest. (Foto: Reprodução de TV)

Um forte terremoto matou pelo menos 126 pessoas no Tibete, na fronteira com o Nepal, na manhã desta terça-feira (7), pelo horário local – noite de segunda-feira (6) no Brasil. Quase 200 ficaram feridas, de acordo com a agência oficial de notícias chinesa Xinhua.

Dezenas de tremores secundários também foram registrados. Cerca de 1,5 mil bombeiros e trabalhadores de resgate foram enviados para procurar pessoas nos escombros, informou o Ministério da Gestão de Emergências chinês.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos afirmou que o terremoto teve 7,1 graus de magnitude e foi relativamente raso, com uma profundidade de cerca de 10 quilômetros.

O epicentro do tremor foi a cerca de 75 quilômetros ao norte do Monte Everest, que fica na fronteira entre a China e o Nepal. A área é sismicamente ativa, onde as placas tectônicas da Índia e da Eurásia se chocam, causando elevações nas montanhas do Himalaia fortes o suficiente para alterar a altura dos picos mais altos do mundo.

Cerca de 1 mil residências foram danificadas no Tibete, que é uma região autônoma da China. Em Kathmandu, capital do Nepal, a cerca de 230 quilômetros de distância, o terremoto acordou os moradores e os fez correr para as ruas, assustados.

Sair da versão mobile