Sábado, 18 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 13 de novembro de 2023
Em Porto Alegre, chuvas causam alagamentos desde sábado. Na foto, a rua Voluntários da Pátria com a Adelino Machado de Souza, perto da Arena do Grêmio
Foto: EPTC/DivulgaçãoOs volumes elevados de chuva prosseguem ao longo desta semana em todo o Rio Grande do Sul. Em razão disso, as equipes do Centro de Operações da Defesa Civil do Estado e a Sala de Situação da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura monitoram as condições hidrometeorológicas.
Durante o fim de semana, de acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres, os municípios que registraram os maiores volumes de precipitação foram Caçapava do Sul (155,4 mm), Encruzilhada do Sul (140,8 mm) e Dom Pedrito (124,6 mm). Já os dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) indicam Bagé (161,8 mm), Dom Pedrito (149,6 mm) e Encruzilhada do Sul (122,6 mm).
Alguns municípios registraram estragos após as chuvas intensas e queda de granizo. Em Santo Antônio da Patrulha, mais de cem residências ficaram destelhadas. Lonas foram distribuídas às pessoas que tiveram as suas casas atingidas. Em Nova Santa Rita, os temporais destelharam pelo menos 120 casas.
As fortes chuvas e ventos também deixaram 36 mil clientes sem energia elétrica, principalmente na Serra e no Norte, conforme a RGE. Esse número caiu para 20 mil no fim da manhã desta segunda. Moradores do Litoral Norte também foram afetados, segundo a CEEE Equatorial.
Na tarde de domingo (12), a Defesa Civil realizou uma reunião de alinhamento com sua equipe e integrantes da Sala de Situação, da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros a fim de apresentar a previsão do tempo para os próximos dias.
De acordo com a equipe de meteorologistas e hidrólogos, nesta segunda-feira (13) as chuvas intensas e volumosas ocorrem na região da Campanha e na Metade Norte, devido à atuação de uma região de baixa pressão e ao fluxo de umidade.
São esperados volumes que variam de 70 mm/dia e 110 mm/dia nas regiões das Missões, Noroeste, Centro, Vales e Metropolitana. Não se descarta a possibilidade de temporais com eventual queda de granizo e rajadas intensas de vento.
Nesta terça-feira (14), as chuvas seguem persistentes e volumosas na Metade Norte, nos Vales e na Região Metropolitana. A tendência é de que na quarta-feira (15) ocorram temporais com chuvas pontualmente fortes, eventual queda de granizo e rajadas de vento na Metade Norte, devido à atuação de uma região de baixa pressão juntamente com o fluxo de umidade vindo do Norte.
“As equipes da Defesa Civil seguem acompanhando a evolução do evento climático, apoiando os municípios que demandam e atuando em sinergia com outros órgãos e forças de resposta para apoio em caso de desastre”, informou o governo do Estado.
Porto Alegre
Na Capital gaúcha, diversos pontos de alagamento são registrados desde sábado (11). De acordo com a Climatempo, a chuva só deve parar na cidade no próximo sábado (18). Assim como nesta segunda, nesta terça a temperatura máxima deve ficar em 23°C. Na quarta, pode chegar a 26°C e, na quinta, a 25°C. Ao longo da semana, as mínimas giram em torno de 20°C em Porto Alegre.
Voltar Todas de Rio Grande do Sul