Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 29 de junho de 2016
O prefeito José Fortunati propôs nesta quarta-feira (29) a compensação dos dias parados aos servidores municipais em greve. O prefeito esteve reunido com representantes do Simpa (Sindicato dos Municipários de Porto Alegre) para debater o fim da mobilização da categoria.
Fortunati também sugeriu o encaminhamento imediato de folha de pagamento suplementar com a reposição dos descontos e o pagamento da parcela de reposição de 1,2%, retroativos a maio. A proposta do Executivo será apresentada aos servidores na assembleia marcada para esta quinta-feira (30).
Na reunião, no Centro Integrado de Comando da Cidade de Porto Alegre, Fortunati manteve a proposta de reposição de 9,28% do IPCA 2015/2016, em quatro parcelas, sendo a primeira retroativa a maio, até janeiro de 2017.
O prefeito também ressaltou que, se até dezembro as finanças municipais permitirem, a cota de janeiro, de 1,6%, poderá ser antecipada. “É uma proposta ousada, do ponto de vista da gestão fiscal, mas estamos buscando a melhor saída para que os servidores retomem suas atividades e não tenhamos mais prejuízo no atendimento à população”, afirmou.
Fortunati também confirmou que o reajuste do vale refeição (no mesmo percentual) será feito em parcela única, perfazendo um valor de R$ 20,22, também a contar de maio. A proposta inclui ainda o pagamento das progressões dos servidores, que igualmente fazia parte das negociações para o fim da greve.
Também participaram da reunião a secretária municipal de Planejamento Estratégico e Orçamento, Izabel Matte, vereadores e representantes da Central Única dos Trabalhadores, Central dos Trabalhadores do Brasil e da Central Sindical e Popular Conlutas.
O parcelamento – Será feito o reajuste de 1,2%, retroativo a maio; 2%, a partir de outubro; 4,2% na folha de dezembro, e 1,6%, em janeiro de 2017. Ainda foi garantida a reposição integral e em parcela única da inflação sobre o vale-alimentação.