Sexta-feira, 15 de novembro de 2024
Por Redação O Sul | 22 de junho de 2016
A cidade de Ijuí (RS) receberá, na próxima sexta-feira (24), o 1º Fórum Estadual do Leite: Rumo à Excelência, com transmissão ao vivo pelo Canal Rural, a partir das 9h30. Pesquisadores, representantes de entidades do setor e autoridades debaterão os caminhos para melhorar a qualidade do produto. O evento contará com a participação do governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, e do secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação do RS, Ernani Polo.
A busca da qualidade é uma questão que envolve toda a cadeia, passando por produtores rurais, transportadores e indústrias, chegando aos consumidores. No encontro, painelistas e debatedores falarão sobre iniciativas que incluem a contribuição decisiva da pesquisa no processo de qualificação do leite e programas em andamento para desenvolver o sistema de produção cada vez mais, além da legislação do setor. O pesquisador Paulo do Carmo Martins, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), apresentará uma palestra sobre o Sistema de Monitoramento da Qualidade do Leite Brasileiro. Martins é chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, em Juiz de Fora (MG).
Com apresentação da jornalista Kellen Severo, o fórum terá como debatedores a pesquisadora da Embrapa Clima Temperado, de Pelotas (RS), Maira BalbinottiZanela; o coordenador das comissões de Grãos e do Leite da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), Jorge Rodrigues; e o secretário-geral da Federação dos Trabalhadores na Agriculturano RS (Fetag-RS), Pedrinho Signori.
O chefe do Departamento de Estudos Agrários da Unijuí, Roberto Carbonera, falará sobre a Rede Leite, uma experiência de desenvolvimento regional interinstitucional. O presidente do Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados do Rio Grande do Sul (Sindilat-RS), Alexandre Guerra, participará da abertura do fórum e dos debates. Guerra ressalta o caráter itinerante do fórum, que também deverá ser realizado em outros municípios gaúchos no segundo semestre do ano. “Queremos que a ação ganhe respaldo estadual em um grande movimento de reflexão e união de esforços pela melhoria constantes dos processos produtivos”, afirmou.
No Dia Internacional do Leite, a programação deverá atrair centenas de produtores rurais e estudantes ao Salão de Atos da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí). Os interessados podem se inscrever gratuitamente pelos sites do Canal Rural (www.canalrural.com.br) e da Unijuí (www.unijui.edu.br). Os telespectadores poderão enviar também suas perguntas aos painelistas pelo WhatsApp (11) 9-8524- 0073 e página da emissora no Facebook (www.facebook.com/canalrural).
Os participantes do evento serão recebidos às 9h, com um milk break (café da manhã com produtos lácteos). Também faz parte da agenda a realização de oficinas técnicas e debates temáticos das 14h às 16h no Campus da Unijuí e na unidade móvel do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado (Senar-RS). Entre os temas previstos, estão produção de leite e derivados, qualidade nutricional, segurança na inspeção, bem-estar animal e inovações tecnológicas.
O fórum é organizado pelo Canal Rural, em parceria com o Sindilat-RS, Sistema Farsul e Fetag-RS. O evento conta ainda com apoio técnico da Embrapa e da Unijuí.
A programação completa pode ser conferida no seguinte link: http://gatheros.com/evento/primeiro_forum_do_leite_de_unijui/