Ícone do site Jornal O Sul

Fórum Social Mundial da População Idosa ocorre de 22 a 26 de janeiro, em Porto Alegre

"Lembre-se: o idadismo vai te pegar. É só esperar e sobreviver" diz especialista, de 78 anos. (Foto: Reprodução)

A 9ª Edição do FSMPI (Fórum Social Mundial da População Idosa) ocorre em Porto Alegre entre os dias 22 e 23 de janeiro com a participação de palestrantes de organismos internacionais.

As atividades se concentram na Assembleia Legislativa do Estado, mas também haverá ações em outros locais da região central da cidade. Organizado pelo Instituto Amigos do Fórum Social Mundial Porto Alegre, o evento conta com apoio institucional da prefeitura, por meio da Coordenadoria dos Direitos do Idoso da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e da Secretaria Municipal de Governança Local e Coordenação Política.

A abertura cultural será realizada na segunda-feira (22), às 13h30, no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa do RS, com o Coral Vozes Plenas da Sociedade de Ginástica de Porto Alegre (Sogipa, com apresentação das Divas da Alegria e da cantora e compositora Izabel L’Aryan, entre outras atrações. Na sequência, ocorrerá uma cerimônia ecumênica. A partir das 16h, será realizada a solenidade de abertura oficial do evento.

Representantes da Organização das Nações Unidas, da Organização Mundial de Saúde (OMS), Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe, Departamento das Nações Unidas para Assuntos Econômicos e Sociais, Fundo de População das Nações Unidas participam, de forma híbrida (presencial e on-line), de debates sobre temas como a década do envelhecimento ativo e saudável; a cidade amiga do idoso; a Rede Nacional de Proteção e Violência contra a Pessoa Idosa (Renadi); a Economia Prateada; a prática de esportes na terceira idade, cultura, educação, segurança, mobilidade e inclusão digital, entre outros.

O evento conta ainda com apoio do governo do Estado, por meio das secretarias de Desenvolvimento Social, de Cultura; de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos e de Turismo, do Conselho Estadual do Idoso; do Tribunal de Contas do Estado; do Tribunal de Justiça; da Câmara Municipal por meio da Frente Parlamentar em Defesa da Pessoa Idosa de Porto Alegre; e da Faculdade Factum.

Sair da versão mobile