O fotógrafo e pintor Richard Prince tem atraído muitas críticas na internet por vender fotos de sua exposição New Portraits por 90 mil dólares cada (quase 283 mil reais). O principal motivo das críticas consistem do fato de que as imagens comercializadas foram tiradas diretamente do Instagram, e não foram tiradas pelo fotógrafo.
A exposição existe desde 2014 e Prince nunca pediu autorização aos donos das fotos para utilizá-las. A atenção negativa só apareceu recentemente, quando as obras começaram a ser vendidas. Segundo a CNN, quase todas já foram comercializadas.
No Twitter, o próprio Prince tem republicado algumas das principais críticas, que discutem direitos autorais sobre imagens publicadas na internet. A dona de uma delas, no entanto, afirmou que não pensa em processar o fotógrafo.
“Sim, meu retrato está atualmente em exposição na galeria Frieze, em Nova York. Sim, é apenas uma reprodução (não uma pintura) da minha publicação original”, publicou a usuária doedeere no Instagram.
“Não, eu não dei permissão e sim, o artista controverso Richard Prince expôs da mesma forma. Já foi vendido (90 mil dólares, me disseram) durante uma exposição para VIPs. Não, eu não vou atrás dele.” (AG)