Quinta-feira, 27 de março de 2025
Por Redação O Sul | 25 de setembro de 2018
A Justiça francesa confirmou a sentença que condenou dois editores da revista “Closer” a pagar por terem divulgado em 2012 fotografias de Kate Middleton, de topless. Os editores pagarão a multa máxima de 45 mil euros (cerca de R$ 217 mil) cada um por terem atentado contra a privacidade da Duquesa de Cambridge, mulher do príncipe William, segundo na linha de sucessão ao trono britânico.
A revista já pagou 100 mil euros (cerca de R$ 483 mil) em perdas e danos à duquesa de Cambridge e ao príncipe William, que solicitavam uma indenização de 1,5 milhão de euros, afirmando que houve “violação grave de sua privacidade”.
Nas fotos, a duquesa usava apenas a parte de baixo de um biquíni preto e branco. As fotos rodaram o mundo e irritaram a família real britânica. Durante uma audiência em maio, o advogado do casal real leu uma carta na qual William denunciava uma “violação da vida privada particularmente dolorosa, já que reavivou o assédio que esteve na origem da morte de sua mãe”.
A confirmação da sentença põe fim a uma batalha judicial que se arrastava desde 14 de setembro de 2012, quando a “Closer” divulgou as fotos, tiradas em uma mansão do sul da França, durante uma viagem com William.
Dois fotógrafos suspeitos de terem feito o registro também foram condenados a pagar uma multa de 10 mil euros. Eles negam a autoria.
Quebra de tradição
A família real britânica é conhecida por suas muitas regras: as tradições são bastante rigorosas e há ocasiões em que o hábito não pode ser quebrado. Se você é da família da rainha Elizabeth II, não pode usar preto no dia a dia ou comer alho, por exemplo. Não à toa a duquesa de Sussex, Meghan Markle, ainda está se adaptando aos costumes reais após o casamento com o príncipe Harry, me maio de 2018. Mas ela não está sozinha.
O duque e a duquesa de Cambridge, príncipe Harry e Kate Middleton, também já burlaram as tradições da realeza em algumas ocasiões –como no próprio casamento, em 2011. Normalmente, após a pompa e circunstância dos casamentos reais, o casal parte imediatamente para a lua de mel. A rainha Elizabeth II e o príncipe Philip foram para a casa do tio do noivo em Broadlands. A princesa Anne e Mark Phillips partiram para um cruzeiro.
Kate Middleton e o príncipe William, no entanto, optaram passar a noite de núpcias um pouco mais perto de casa: no palácio de Buckingham, em Londres, onde o primeiro beijo do casal como marido e mulher foi registrado. Há, no entanto, uma boa justificativa para a quebra de padrão. Na época da cerimônia, o duque de Cambridge estava trabalhando como um piloto de resgate, e não poderia passar mais de 10 dias longe do batalhão. Após o fim do trabalho, o casal viajou para uma ilha privada em Seychelles.