Após a chuva, os gaúchos devem sentir uma acentuada queda da temperatura com a aproximação de uma nova frente fria. Neste domingo, o dia deve ser marcado por abundante nebulosidade e chuva na maior parte do Estado por conta de uma frente fria de grande atividade. O risco de temporais isolados continua, sobretudo na metade Norte.
Da tarde para a noite deste domingo, o tempo deve abrir a partir do Oeste e do Sul com o gradual ingresso de massa de ar seco e frio de origem polar que fará a temperatura cair acentuadamente no começo desta semana e que também firmará o tempo. O amanhecer da terça-feira deverá ser muito frio e haverá condições para temperaturas abaixo de 0°C e geada em diversas regiões do Estado.
Na segunda-feira, a geada deve ocorrer não só nas áreas de Serra do RS e de SC, como também na Campanha. Na terça-feira, a geada deve ser quase generalizada no interior gaúcho e na Serra catarinense. E na quarta-feira, ainda deve ter várias localidades destes dois Estados com geada fraca e isolada.
No sábado, a menor temperatura registrada no RS foi em São José dos Ausentes (Nordeste), onde os termômetros marcaram 7,4°C. Uruguaiana (Fronteira Oeste) teve vento acima dos 50 quilômetros por hora, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia.
Mudança
A mudança no tempo começou a ocorrer neste fim de semana no Sul do Brasil. As projeções sobre a chuva, a área de baixa pressão e a massa polar deste sistema chamam a atenção. A pressão atmosférica teve forte queda no sábado entre o Norte da Argentina, o Paraguai e o Sul da Bolívia. Ao mesmo tempo, uma outra área de baixa pressão, mais intensa, gera um ciclone extratropical, que pode provocar ventania ao sul da província de Buenos Aires.
As nuvens carregadas associadas com a frente fria começaram a chegar no sábado sobre o Sul do Brasil, provocando temporais no Rio Grande do Sul. Hoje, tempestades poderão ocorrer nos três Estados da região.
Tornados
As áreas de instabilidade desta frente fria devem passar fortes neste domingo sobre o Oeste de Santa Catarina. É alto o risco de chuva forte sobre a região de Xanxerê (SC). Tecnicamente, não há como falar na possibilidade de tornados no Sul do Brasil na passagem desta frente fria. Não existem condições de fazer uma previsão como esta com mais de 24 horas de antecedência. Porém, a população de Xanxerê e de todo o Sul do Brasil deve ficar atenta para ocorrência de fortes rajadas de vento, provocadas pelas nuvens carregadas que passarão sobre a região.
Brasil
A frente fria que chegou neste final de semana ao sul do País deve começar a influenciar as condições do tempo nesta segunda-feira em parte das regiões Sudeste e Centro-Oeste. Este sistema possui uma moderada massa de ar polar associada que deve derrubar a temperatura no Centro-Sul do Brasil.
O tempo deve esfriar novamente em Mato Grosso do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro a partir de segunda-feira. Mas sem risco de geada nem para as áreas mais altas.
O mês de maio deve ser marcado por queda nos termômetros. A previsão é de que outras massas polares avancem pelo País e derrubem as temperaturas.