Quarta-feira, 30 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 18 de fevereiro de 2016
A Fundação Iberê Camargo inaugura no dia 3 de março, das 19h às 21h, a mostra “Sergio Camargo: Luz e Matéria” com trabalhos de um dos mais importantes nomes das artes visuais do século 20 no Brasil.
Com curadoria de Paulo Sergio Duarte e Cauê Alves, a mostra reúne, até 12 de junho, 90 obras de colecionadores privados e do espólio do artista.
A exposição é um novo recorte da versão exibida no Itaú Cultural em São Paulo, entre novembro de 2015 e fevereiro de 2016, e Porto Alegre é a primeira cidade a recebê-la, após seu encerramento na Capital paulista.
Na Fundação, a exposição ocupará dois andares com trabalhos de grande formato e em menor dimensão Sergio Camargo: torres e relevos em formas que jogam com a luz e a sombra, esculpidos em mármore carrara branco ou negro belga, datadas entre as décadas de 1960 e 1980. O conjunto faz uma síntese das sucessivas experiências de Sergio Camargo (1930-1990).
A itinerância de “Sergio Camargo: Luz e Matéria” para a Fundação Iberê Camargo é marcada ainda com o lançamento de um catálogo inédito publicado pela instituição gaúcha em parceria com o Itaú Cultural, contendo um registro fotográfico das montagens em Porto Alegre e em São Paulo. O conteúdo conta a trajetória do artista e apresenta imagens das obras expostas em ambas instituições, incluindo uma reprodução do último ateliê que pertenceu ao artista, em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro.