Três projetos de jovens pesquisadores gaúchos representam o Brasil em duas importantes feiras de ciência e tecnologia, uma em Barcelona e outra em Houston, que acontecem em abril e maio, respectivamente. Eles receberam o Prêmio Fundação Telefônica Vivo na última edição da Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), considerada a maior feira do gênero da América Latina, que dará direito à participação dos projetos nesses importantes eventos.
Dois projetos participarão da “Exporecerca Jove”, de 06 a 08 de abril, em Barcelona. São eles: “Demape – Dispositivo eletrônico de monitoramento e assistência para emergências”, dos estudantes Luiz Perez Fruscaldo luz e Klaus Holler (Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha – Novo Hamburgo/RS), orientados pelo professor Elmar Corrêa de Souza; e “K-Gestus, um framework para autenticação baseado em gestos”, do estudante Wellington Machado de Espindula Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Osório), com orientação da professora Heloisa Bressan Gonçalves.
Já o projeto “Sistema de monitoramento de arritmias cardíacas”, desenvolvido pelo aluno Robert Buss Kaufmann (Fundação Liberato), sob orientação do professor Marco César Sauer, representará o país na International Sustainable World Energy, Engineering, and Environment Project (I-SWEEEP), entre 03 e 08 de maio, em Houston.
Antes de embarcar para o exterior, a delegação será recebida pelo Governador do Estado RS, José Ivo Sartori, amanhã (30), às 16h, no Palácio Piratini.