Ícone do site Jornal O Sul

Fusão do PSB e PPS cria partido com quatro governadores

Flavio Pereira

Vice-presidente nacional do PSB, o ex-deputado federal Beto Albuquerque, que preside o partido no Estado, está otimista com o cenário que vai surgir após a fusão com o PPS. Para Beto, o entendimento que vem sendo buscado entre os dois partidos, “significa reforma política sendo feita na prática, com compromisso com a boa política”. O dado animado da fusão está também nos números, segundo Beto: “juntos, PSB e PPS terão 792 mil filiados, quatro governadores, sete senadores, 45 deputados federais, 92 deputados estaduais, 588 prefeitos e 5831 vereadores”. Em junho, um congresso nacional dos dois partidos deverá aprovar a fusão.

Outras adesões

O novo partido que surgirá da fusão do PPS com o PSB poderá não se restringir apenas aos governadores, senadores, deputados, prefeitos e vereadores dos dois partidos. Com a brecha legal que vai se abrir, o novo partido poderá receber parlamentares insatisfeitos, oriundos de outros partidos, sem o risco da perda do mandato.

PPS gaúcho

Na Assembleia gaúcha, porém, o PPS, representado pela deputada Any Ortiz, terá um prejuízo direto com a fusão. Desaparecendo a bancada, o partido perde nove cargos.

Alerta de compras

O líder da bancada do PP, deputado Frederico Antunes, reuniu-se com o presidente do Banrisul, Luiz Gonzaga Veras Mota, na sede do banco, em Porto Alegre, onde apresentou o Projeto de Lei 143/2015, de sua autoria e protocolado esta semana na AL, que obriga a todas as instituições financeiras do Estado a disponibilizarem serviços de alerta de compras, via celular, tanto de crédito como de débito dos correntistas. “Atendendo ao previsto no direito do consumidor, é preciso que se assegure maior transparência e segurança às operações financeiras”, destacou Frederico. Antes de ir a plenário, o projeto passa pelo exame da Comissão de Constituição e Justiça.

Aumento de impostos, não

Veterano na bancada do PP, o deputado Adolfo Britto (no sexto mandato) admite que, mesmo sendo aliado do governador José Ivo Sartori, terá dificuldade em votar favoravelmente a qualquer projeto de aumento de impostos. Na bancada do PP, a posição é unânime, o que significa sete votos a menos para o governo.

No PDT, da mesma forma

Dentro do PDT, com oito deputados, também não passa a proposta de aumento de impostos.

Padilha no Zaffari

Fazendo compras tranquilamente no último sábado no Supermercado Zaffari da avenida Cristóvão Colombo, em Porto Alegre, o ministro da Aviação Civil Eliseu Padilha, ao lado da esposa, foi abordado várias vezes por frequentadores do local, recebendo manifestações de apoio ao projeto de ampliação do aeroporto Salgado Filho. Antes de vir para Porto Alegre, Padilha soube da boa notícia: o interesse prévio de pelo menos dois investidores: a Invepar e a Airports Company South Africa, que já têm uma parceria na concessão do aeroporto de Guarulhos e poderão investir na ampliação do Salgado Filho, negócio casado com a construção do novo aeroporto 20 de Setembro, na divisa de Portão e Nova Santa Rita.

Sair da versão mobile